Proxima caminhada

A proxima caminhada "MonteAcima" vai ser realizada a dia 09 de Abril!

Ainda não existe percurso, como tal, aceita-se sugestões. Com uma certeza, vai ser no Gêres !!

O regresso...

REGRESSO

Regresso às fragas de onde me roubaram.
Ah! Minha serra, minha dura infância!
Como os rijos carvalhos me acenaram,
Mal eu surgi, cansado, na distância!
Cantava cada fonte à sua porta:
O poeta voltou!
Atrás ia ficando a terra morta
Dos versos que o desterro esfarelou.

Depois o céu abriu-se num sorriso,
E eu deitei-me no colo dos penedos
A contar aventuras e segredos
Aos deuses do meu velho paraíso.

Miguel Torga


Comentem pf...

Fotos - Prados da Messe

A 1ª casa de pastores ...
A subir...
Uma mariola personalizada... mas efémera.
Pico do Borrageiro ( 1430 mts ).
Casa de pastores no Conho

Os nossos companheiros de almoço ( quer dizer... cada um comeu a sua propria comida!! atenção!! ).

Era uma foto gira mas sem os emplastros.

Curral da Pedra

Prados da Messe

Todo o vale dos Prados da Messe.


A descer a Costa da Sabrosa e a desejar que aquela nuvem não mudasse de rumo.

...e foi assim...

THE END





Prados da Messe - PNPG - Março 2006





Gostaria de começar por dizer que esta foi a caminhada que eu, pessoalmente, mais gostei. Passo a explicar, os Prados da Messe são, efectivamente, a zona não conhecida do gerês, uma das zonas mais intocaveis e puras! Juntando alguma neve, tempo mediano e espirito de montanha... perfeito!!
O dia começa cedo com o pequeno almoço no local habitual, já saciados dirigimo-nos para a casa do guarde de Leonte onde deixamos o carro e começamos a subir em direção ao Borrageiro ( segundo ponto mais alto do Parque Nacional ), apos algumas indecisões em relação ao melhor percurso a tomar, lá nos decidimos e começamos a ver alguma neve ( os montes ligeiramente salpicados ) ainda um bom bocado antes de la chegarmos. Assim que deparamos com o Borrageiro ( uma antena de telecomunicações marca o local ) tinhamos a nossa frente um pequeno vale muito bonito que nos apresentava uma paisagem nova... tudo coberto de neve, com locais onde a altura chegava a ser de mais de um metro, onde estava a casa de pastores que eu ja tinha visto no blog do UPB. Com o Borrageiro à nossa direita e o vale com a casa de pastores à nossa frente, acreditamos que tinhamos chegado aos Prados da Messe. Pareceu-nos obvio e nem sequer consultamos as cartas. Ai almoçamos na companhia de quatro cavalos ( uma égua prenha e um garanhão sempre desconfiado), seguimos depois viagem e encontramos um grupo de caminhantes, o Sherpa ( Os Estarolas, que estavam a fazer o mesmo trilho que nós mas no sentido inverso ) acompanhado de mais uns amigos que prontamente nos informou que ainda não tinhamos chegado aos Prados da Messe, mas sim ao Conho. Mentalizamo-nos que ainda faltava bastante para chegar a Costa da Sabrosa e após algumas trocas de impressões e respectivas apresentações, seguimos viagem. Um pouco mais à frente um outro vale apareceu, bem maior e tão ou mais bonito, agora sim!! Prados da Messe!! Descansamos um pouco e consultamos as cartas para não haver equivocos, assim como as indicações dadas pelo Medronho ( Um Par de Botas ). Arrancamos então para a etapa final e rapidamente chegamos a Costa da Sabrosa, à medida que iamos descendo fomos apanhando, primeiro neve e depois um pouco de chuva ( na descida dava para ver perfeitamente um grande nevão que caia sobre a Serra Amarela que se encontrava mesmo à nossa frente ). Continuamos a descer até a estrada que liga as Caldas do Gerês à Portela do Homem, e regressamos por essa estrada até ao Leonte de novo. Aí calculamos que a carrinha que lá estava estacionada fosse do grupo do Sherpa, e após alguns minutos começamos a ouvi-los a descer a encosta. Mais algumas trocas de impressões e de seguida chega o grupo do Um Par de Botas que tinham, nesse dia, feito a Geira Romana. Novas apresentações e novas trocas de impressões e seguimos todos viagem para os nossos destinos!
Escrevo ainda com algum cansaço nas pernas mas com um enorme sorriso nos labios...
Proximo post... as fotos !!

PS: uma palavra para os restantes caminhantes do MonteAcima que não puderam, por variadas razões, estar presentes. Foram lembrados...

O MonteAcima vai aos Prados da Messe

No proximo dia 05 de Março ( domingo ) o MonteAcima vai realizar uma caminhada aos Prados da Messe, caminhada essa já efectuada pelo UPB e que nos suscitou bastante interesse.
De forma a "moralizar", passo a descrever as previsões metereologicas que poderemos enfrentar :

Temp. Min. 5º
Temp. Max. 11º
Vento 43 Km/h
Humidade 74%
Probabilidade de precipitação 40%

Animados ? Espero que sim...