Caminhada "Extra"

Amanha, respondendo a um desafio, irei representar o MonteAcima em mais uma caminhada no Gêres. Vou ser acompanhado pelo Sergio, que devido a sua situação profissional, não nos pode acompanhar durante os fins de semana.
Iremos partir da Casa de Leonte em direção ao Conho e depois tomaremos o caminho que nos levara à Corga do Salgueirinho e ao pico de Ovos. O regresso ainda esta por definir, podemos regressar pelo mesmo caminho assim como podemos tentar "cortar" do pico de Ovos até ao Borrageiro. A ver vamos...
Relembro que a proxima caminhada "MonteAcima", sera em principio no proximo dia 13 de Maio.

GPS



Como não marcamos as paragens e almoço, ficamos com médias distorcidas e não reais, de qualquer forma, ficamos a saber que caminhamos um total de 18.9 Km, a uma velocidade média de 2.7 Km/h durante 6h58m. Numa próxima vez, teremos de contabilizar os tempos parados... era lógico!

Lagoas do marinho - Fotos

Foto de grupo assim que a chuva parou. A equipa MonteAcima alinhou com a seguinte disposição :
Duk, Sprong, Pomatum, Geo, Rui, Nuno, Cap. Otelo


Tá tudo a guardar os impermeáveis
1º Aproveitamento Hidroelectrico
2º Aproveitamento Hidroelectrico
Lage dos Infernos
Corga de Sobroso e pico dos Chamiçais à esquerda
Lagoas após o 2º aproveitamento Hidroelectrico

Lagoas do Marinho: Lagoa pequena

Casa de Pastores nas Lagoas do Marinho
Lagoas do Marinho : Lagoa grande
Cocões do Concelinho e o pico dos Carris bem escondido ao longe
Estranho bailado...
A descer em corta-mato
A Andreia pediu para não ser fotografada... pois, pois!!

Mais uma volta, mais uma viagem...

Foi ontem (09/04) efectuada mais uma caminhada "MonteAcima", desta vez com destino as Lagoas do Marinho.
O dia começou cedo com o encontro na area de serviço de Sto. Tirso ( A3 ) depois de um café seguimos em direcção à aldeia de Azevedo, onde seria o ponto de partido do trajecto até as lagoas.
A primeira meia-hora confirmou as piores previsões... Chuva... muita! Mas com toda a gente devidamente acompanhada de impermeável, fomos prosseguindo na esperança que o tempo melhorasse. E melhorou, a chuva parou e apesar de o sol não ser uma presença constante acabamos por ganhar um belo dia, sem vento ( só um pouquinho no final ) e com uma temperatura amena, ideal para caminhar.
Descemos então para a Lage dos Infernos, ponto de encontro entre os corgos da Pena Calva e do Sobroso. Mesmo em frente à Lage dos Infernos e entre esses dois corgos esta o pico dos Chamiçais com 1258 mts e que em conjunto formam uma paisagem notavel devido ao desnivel entre ambos. Seguimos pelo estradão até ao Alto da Surreira do Meio Dia e continuamos até à Roca Alta onde saimos do estradão para continuar um trilho que nos levava até uma casa de pastores que fica depois da 1ª lagoa. Casa essa, que, de todas as que já vi, se revelou a mais feia, desenquadrada e que revelou que quem a usa não tem preocupações ambientais ( o lixo, dentro e fora, era bem visivel ). A dita casa era em pedra, mas acimentada e curiosamente em vez de um telhado de telha ou chapa de zinco tinha uma "placa" igualzinha a que divide um qualquer r/c de um 1º andar. Uma verdadeira atrocidade em pleno PNPG!
Após termos almoçado, seguimos em direcção à segunda lagoa que fica por tras de um pequeno cume situado em frente à dita casa. Depois de contemplarmos a segunda lagoa, subimos até umas rochas um pouco mais altas (1166 mts) para admirarmos a paisagem em redor. A lage dos Infernos vista de cima, O Espigão da Lama de Pau mesmo em frente, os picos do Borrageiro 1º( 1274 mts ) e Borrageiro 2º (1407 mts ) o Cocões do Concelinho e o seu circo glaciar a Norte e meio timido a espreitar por trás o pico dos Carris com os seus 1538 mts e o marco geodésico que os assinala. Um quadro muito bonito!
Decidimos então fazer corta-mato da 2ª lagoa até ao estradão, poupando assim 4 Km e após um pequeno descanso ( a descida não se revelou fácil ) seguimos o percurso até ao fim ( Azevedo ).
No total caminhamos 18 Km. Nesta caminhada, além dos habituais Duk, Cap. Otelo, Pomatum, Sprong e Rui, também tivemos a companhia da Andreia, do Nuno e do Geo.
TODOS demonstraram espirito e boa disposição. O Rui perdeu-se nos ultimos 500 mts ( ninguem sabe como, nem ele ! ), a Andreia fez-se acompanhar de bolinhos de canela e sandes de panados em proporções suficientes para 3 dias de caminhada e mostrou-se irredutivel em relação a fotografias, o Nuno revelou-se sereno e disponivel para ajudar os menos aptos a chegar ao destino, o Geo acusou algum desgaste nesta 1ª caminhada como todos nós sentimos na nossa 1ª ( caminhada, entenda-se ! ).
Os post´s seguintes, trarão as fotos assim como as informações de GPS.´
No proximo mês há mais...

Previsão

Contamos então, encontrar o seguinte tempo:

Temp. Min. - 9º
Temp. Max. - 19º
Vento - 12 Km/h
Humidade - 55%
Probabilidade de Precipitação - 0%

Nunca fiando, devemos estar pelo menos prevenidos para a chuva, estes 0% não me convencem!

O MonteAcima vai as Lagoas do Marinho



No proximo 09 de Abril, o MonteAcima vai realizar uma caminhada as Lagoas do Marinho podendo ser alongada até ás minas do Borrageiro. A partida vai ser feita do lugar de Azevedo, passando a Este do Xertelo até cruzar com o estradão que los levará até à Roca Alta, não sem antes podermos contemplar a paisagem oferecida pelo miradouro situado no Alto da Surreira do Meio Dia. A foto em cima explica tudo...