Previsão Metereologica

As primeiras previsões apontam para os seguintes numeros:

Sábado

Min: 17º
Max: 29º
Hum: 32%
Nivel UV - Alto

Domingo

Min: 17º
Max: 28º
Hum: 35%
Nivel UV - Alto

A Lua estará no seu quarto crescente as 23h06 de dia 03/06 ( sábado ).

Xertelo - Minas dos Carris - Xertelo

O MonteAcima vai regressar as Minas dos Carris nos proximos dias 3/4 de Junho. Desta vez vamos fazer o trilho Xertelo - Minas dos Carris - Xertelo com pernoita.
A partida vai ter lugar na localidade de Xertelo no dia 3 pelas 9h da manha!




Programa oficial:

Dia 03/06

9h00 - Partida de Xertelo
13h00 - Almoço nos Carris
14h00 - Inicio da caminhada ao Pico da Nevosa
19h30 - Jantar nos Carris
..h.. - Pernoita nos Carris

Dia 04/06

10h00 - Inicio do trilho de regresso
..h.. - Chegada a Xertelo

(durante o regresso é provavel que possamos visitar as Minas do Borrageiro )

Estas são as nossas intenções sujeitas a alteração no terreno.

GPS - Minas das Sombras


Distancia percorrida - 13.856 Km
Tempo total de caminhada - 4h25m
Elevação minima - 680.25m
Elevação maxima - 1240.69m
Velocidade média - 3.1 Km/h
6.43Km foram em percurso ascendente enquanto que 7.13Km foram em percurso descendente

Apesar da informação do PN Baixa Limia - Serra do Xures de que o trilho teria 9Km de ida e 9Km de volta, pudemos constatar que não passam de 7Km ( aprox. ).

PS: Estes dados não contemplam a subida do Rui e do Cap. Otelo até ao marco que assinala a fronteira.

PN Baixa Limia - Serra do Xures


Ontem, o MonteAcima realizou a sua primeira internacionalização ao fazer o trilho das Minas das Sombras. Fomos caminhar para o Parque Nacional Baixa Limia - Serra do Xures ( parte espanhola do Gêres ). Partimos por volta das 10h30 da Ermida da Nosa Señora do Xures, uma bela igreja situada nos arredores de Vilamea, para fazer os 9 Km´s que, teoricamente o trilho teria, digo teoricamente pois constatamos que tem menos do que os 9 Km´s. Seguimos sempre o trilho marcado até as minas, onde chegamos por volta da hora de almoço. Antes de almoçarmos fizemos uma pequena "exploração" ao local, que se encontra um pouquinho mais bem conservado do que as nossas Minas dos Carris ( foram sensivelmente desactivadas na mesma altura ), talvez devido a não estarem tão expostas as intempéries. Ai vimos uma especie de morcegos verdadeiramente grandes, que assim que pressentiram a nossa presença, rapidamente abandonaram o edificio e se esconderam na mina. Após algumas reticencias, lá resolvemos entrar na mina, um buraco bem grande escavado no granito maciço e que dava acesso a grandes galerias. Não avançamos muito visto que a espeleologia não é bem a nossa area, mas deu para perceber que enquanto nos Carris essas minas apresentam já varios indicios de desmoronamento mesmo nas entradas, estas como são cavadas em rocha maciça oferecem outra "segurança" e têm outra "consistência", isto aos olhos de leigos, claro!
Depois de almoçarmos decidimos ficar por ali um pouco, enquanto que o Rui e o Cap. Otelo resolveram subir até ao Altar de Cabrões para admirar a paisagem. Assim que regressaram, iniciamos a descida de regresso.
Ao longo do trilho, tanto a subir como a descer, foi constante a presença de outros caminhantes Espanhois.

Ainda hoje, fotos e dados de GPS

PS: Ainda estivemos desde as 9h até as 9h30 nas Caldas do Gêres para assistir à partida do gado para os prados, mas parece que os animais adormeceram e tivemos de partir para Vilamea para não atrasar muito a caminhada.

Minas das Sombras

No proximo Domingo ( 14/05 ) vamos caminhar até as Minas das Sombras. Estas Minas estão localizadas em Espanha junto a fronteira com o Gêres, mais propriamente no Parque Nacional Baixa-Limia Serra do Xurés. Eram antigas minas de volframio e estão abandonadas a semelhança do que acontece com as Minas dos Carris. O inicio é na vila espanhola de Vilameá e tem uma extenção de 9 Km. Durante este percurso devemos prolongar o trilho de forma a passarmos na Ermida da Nossa Sra. do Xurés.

PNPG - Leonte - Conho Abril 2006








Com os respectivos atrasos, lá começamos a caminhar por volta das 10h. Partimos da casa do Leonte e seguimos o trilho até ao Mourô, ai fizemos a primeira paragem e logo de seguida partimos em direção ao Conho. No Mourô seguimos o trilho da esquerda até ao Chã da Fonte, passamos ao lado do pico do Borrageiro e por volta da hora do almoço já estavamos no Conho. Aí descemos um pouco em direção à Corga do Salgueirino de forma a podermos ver motivos para futuras caminhadas. Não nos foi possivel fazer o que inicialmente tinhamos precisto devido aos atrasos matinais, mas serviu para constatar a viabilidade de prolongar o trilho ate ao pico de Ovos. Na Lama de Borrageiras foi também possivel ver que é possivel trilhar caminho até à Cova do Azevinheiro e depois eventualmente até ao vale Teixeira.
Depois de almoçarmos iniciamos o regresso pelo mesmo caminho, com a diferença de, no Chã da Fonte, seguimos pela direita de forma a podermos ser mais rapidos até ao Mourô. Chegamos ao carro por volta das 16h30 e regressamos a casa. Não sem antes demorar-mos 1h da portagem da A3 até à VCI ( é o que dá fazer caminhadas em dias da semana e regressar em hora de ponta lol ).