Dados GPS Ermida - Louriça - Serra Amarela - PNPG


Distancia 17,747 Km
Tempo Total 8 Horas
Elevaçao minima 527 Metros
Elevaçao máxima 1363 Metros
Caminhada realizada em 27 Janeiro de 2007

Há coisas fantasticas, não há ? Parte II





...Penso que será justo repartir algumas coisas que os nossos olhos viram...
Iniciamos a caminhada na Aldeia da Ermida com o objectivo de atingir as antenas da Louriça.
Seguimos o trilho até a Branda de Bilhares, após alguns metros encontramos um pastor que nos indicou um antigo caminho de pé posto logo após Bilhares que nos levou até ao local onde se juntam o Ribeiro da Frieira com o Ribeiro da Cova, após a passagem dos ribeiros foi subir a encosta até atingir a Chã da Fonte, seguimos caminho até as antenas a ultima parte do caminho revelou-se bastante dificil de transpor devido à neve, inclinaçao do terreno e vegetaçao.
Chegados às antenas deparamos com um frio intenso e bastante vento. Após o almoço seguimos o estradão durante uns 3 km´s onde voltamos a atalhar caminho até à Chã do Couto, seguimos novamente pelo estradao até um altar com a imagem do Santo Antonio , onde voltamos a sair e seguimos a corta mato até ao Porto da Lage onde regressamos ao estradão que nos levou ao local de partida.
Caminhada realizada por Pomatum e Sprong.
Distancia 18km´s.
Tempo 8horas.
Dados GPS brevemente.

Há coisas fantasticas, não há ?







Serra Amarela

Começamos a caminhar na aldeia de Ermida pela 10h20, consultadas as cartas e tiradas as duvidas do melhor local para começarmos, la arrancamos em direcção a Bilhares. O caminho que nos leva à Brenda de Bilhares é sem duvida de uma beleza inigualavel, o bosque, de bétulas, sobreiros e pinheiros salpicados por liquenes, faz a imaginação recuar à idade média.

Chegados à Brenda de Bilhares (pastos e abrigos de pastores a norte da aldeia de Ermida, que serviam de habitação aos pastores desde o fim de Junho até ao final de Setembro), trocamos impressões com um pastor (o primo do Zé, conforme ele fez questão de se apresentar) e seguimos em direcção ao Porto da Lage. Do Porto da Lage até ao inicio do estradão que nos leva as antenas fomos seguindo as sempre mui fiaveis mariolas e num ápice já la estavamos. O inicio deste estradão é marcado por duas casas de pastores e seus respectivos pastos (um exemplo estas duas casas, sem zincos ou cimentos) e por um pequeno altar com a imagem de Sto. António. Aí trocamos impressões com uma familia que estava a almoçar que nos questionaram se nos tinhamos cruzado com uma vara de javalis. Tal foi o nosso espanto quando nos disseram que momentos antes de subirmos o pequeno declive que dá acesso a esse altar, eles viram 5 javalis na nossa direcção e que de certeza que se tinham cruzado connosco. Nada vimos, infelizmente eles é que nos viram a nós e de certeza que nos evitaram.

Seguimos viagem pelo estradão, já com a noção de que seria muito dificil atingirmos a antenas devido ao adiantar da hora, decidimos continuar nessa direcção até acharmos que seria imperativo voltar devido ao anoitecer. Penso que devemos ter ficado a 2 ou 3 Km´s das antenas. Foi por pouco. Paramos então num local já com vista para a barragem do Lindoso e onde podiamos ver também toda a imponência do maciço do Gêres. Magnifico!

Iniciamos então a descida e vimos duas aves de rapina que sobrevoavam junto as antenas (o porte que ostentavam levava a crer tratar-se de duas águias). Descemos então de novo todo o percurso e já junto ao Porto da Lage foi fantastico perceber que a luz do sol poente intensificou toda a beleza desta zona (o RuiN ficou nas suas sete quintas, ele e a maquina que sempre o acompanha) criando cores e texturas indescritiveis.

Eram 17h45 quando chegamos de novo aos carros, perfazendo um total de 6h25 de caminhada (uma hora de almoço).

Desta vez não há GPS visto que o operador adoeceu assim como mais dois MA (Pomatum, Sprong e Cap. Otelo).

Penso que será justo repartir algumas coisas que os nossos olhos viram...

Proxima caminhada - 20 Janeiro 2007

No proximo dia 20 de Janeiro, vamos caminhar na serra Amarela. Vamos efectuar um trilho entre a aldeia de Ermida e o Alto da Louriça.
Este trilho é baseado numa caminhada anteriormente efectuada pelo site http://www.naturezas.com, a quem desde já agradecemos a colaboração.