Portaria 1245/2009





O dia 5 de Março aproxima-se rapidamente, e com ele o levantamento da supensão da portaria 1245/2009.

Na mente de todos, paira com certeza, a duvida do que aí ha-de vir. Não se espera que tudo mude radicalmente consoante as pretenções de habitantes e utilizadores do PNPG e nas restantes areas protegidas espalhadas por esse Portugal, por isso a luta que foi iniciada a 12 de Dezembro terá agora de se revigorar e aparecer forte e decidida!

Existem no PNPG problemas de fundo que se arrastam há longos anos, principalmente a convivência com a população local, mas não só! A preservação da fauna e flora, tem também sentido diversas contrariedades, não tendo sido até a data realizados muitos dos objectivos propostos nesse campo. 

Muito do que temos actualmente se deve aos serviços florestais, mas foi conseguido de uma forma ditatorial perante os residentes, tendo estes, ao longo dos anos, sido forçados a abdicar de diversas situações em pról da conservação do parque. Em resumo, sujeitou-se as populações a sacrificios e não se conseguiu o proposto, um Parque Nacional em toda a sua plenitude e um orgulho nacional.

Assim sendo, os tempos são agora de recuperação (a possivel...) e para isso só haverá uma solução... abdicar de pequenas coisas para resolver grandes problemas! De parte a parte...

Concretizando relativamente à problematica mais focalizada no Montanhismo e afins, não me custa aceitar que algumas areas do PNPG possam ser limitadas na sua visitação, em nome da preservação de especies em perigo, custa-me sim que essas mesmas areas sejam interditas à visitação sobre qualquer pretexto. 

Não podemos nem devemos aceitar que nos impeçam de visitar locais que acima de tudo são de todos e que são mantidos (ou não) com o dinheiro dos contribuintes.

Nem podemos nem devemos aceitar que nos cobrem um centimo que seja para podermos usufruir de um bem universal e sem senhorio, a Natureza!


"Sou um prisioneiro irremediável numa penitenciária de valores tão entranhados na minha fisiologia que, longe deles, seria um cadáver a respirar" - Já dizia o "nosso" poeta, apesar da citação nada ter a ver com a temática, teme-se que o numero de cadaveres a respirar pode aumentar a partir de 05 de Março!

1 comentário:

RotasdoBarroso disse...

Concordo plenamente

Aguardo também inquieto o que irá acontecer a seguir ao dia 5 de março.

cump
Rdb