Aldeia Velha de Juriz - Sancti Vincencii de Gerez



Arruamentos largos e fluidos, edificios generosos com paredes duradoiras, vistas privilegiadas só ao alcance de poucos e ribeiros limpidos de facil acesso! Tudo isto sobre o olhar atento e protector de uma pequena atalaia que zelava pela sua segurança.

Abandonada? Não pode ter sido! Quem trocaria o Jardim do Eden por outro qualquer local???




Lançado o desafio ao Rui e ao Jorge (guia de serviço), partimos os tres da aldeia de Pitões em busca da aldeia velha de Juriz. É perto, é de facil acesso e de facil identificação vista de Pitões, no entanto... permanece oculta e à guarda do carvalhal do Beredo, guardião que durante o Outono, entreabre a porta de entrada para depois a fechar por entre a folhagem primaveril até ao proximo Inverno.



Confesso que para mim foi uma agradavel surpresa entrar no seu dominio, nunca esperaria encontrar ruinas tão bem conservadas (tendo em conta que nunca foram preservadas nem sofreram qualquer intervenção humana desde o seu declinio) nem encontrar ruinas de uma aldeia que de antiga nada parece ter... roam-se tecnicos de urbanismo, recriem Juriz e pasmem-se!


1 comentário:

RotasdoBarroso disse...

CAMINHADA "TRILHO DO OURIGO 2010 "


Actividade promovida pelo Papaventos e apoiada pela FCMP.
participem !!


mais informação em:
www.papaventos.org
www.rotasdobarroso.com