Cabras - Bombeiro

Interessante a novidade... não sei até que ponto será realmente viável e realmente aplicável mas não deixa de ser uma iniciativa... e sem iniciativas é que não vamos lá!
Vai ser posto em pratica na zona transfronteiriça do Douro!


Portugal e Espanha lançam projecto de 50 milhões para limpar florestas - Jornal de Negocios


.

3 comentários:

Alice Lobo disse...

Se bem me lembro os meus primeiros comentários no blog apesar de algumas controvérsias :) foi exactamente a importância das limpezas do monte seja através das pessoas ou dos animais.

Pois os animais tem essa característica, fazem sem cobrar dinheiro :) , a diminuição excessiva dos animais (Cabras , Ovelhas, Vacas Cavalos) PNPG , fez com que os pastores deixassem de limpar os trilhos , assim como os animais comiam as plantas,( “mouteiras” giestas etc), hoje vê-se essas “plantas” a “entupir” os pequenos pinheiros, carvalhos, sobreiros etc. acabando por morrer.

Acho muito interessante esse projecto.

Alice Lobo disse...

Quando leio o "Sr" Rui :) dizer que já gastou 12 Euros nas portagens, eu continuo a não entender o motivo da portagem, não concordo com a portagem , e não concordo que só os de Terras de Bouro não paguem, então deveria existir portagens em todas as entradas do PNPG, existem 11 mil habitantes e só os de terras de bouro não pagam.

Logo os habitantes de terras de bouro quando visitam outras zonas do mesmo, e zonas que são privadas, deveriam pagar, imagina que todas as pessoas e associações de foral em que o monte é privado se lembra de cobrar para visitarem aquela área.

Quais seriam as consequências? Há 15 ou mais anos pagava-se a portagem, na mata de albergaria, eram controlados os carros através das matriculas e a hora de entrada e saída. Justifica-se se houvesse um incêndio era fácil de identificar, hoje em dia poderia -se colocar uma câmara vídeo vigilância.
O problema é para onde vai esse dinheiro até porque a mata de albergaria é propriedade privada, e a serra dos geres é a área que mais verbas recebe.

Continuo a sem entender o motivo da portagem.

DuK disse...

Olá Alice,

Nunca podemos generalizar estas coisas, cada zona tem as suas caracteristicas. Este plano apresentado não pode nunca ser aplicado em zonas de reserva total. A fauna autoctone do PNPG é de crescimento lento (carvalho, teixo, pinheiro silvestre, etc) e os animais não são selectivos naquilo que comem. Sendo que qualquer destas arvores mencionadas acima demoram imenso para atingir um tamanho em que não sejam "digeridas" pelo gado, o pastoreio não é solução ou pelo menos não é a unica solução. E ai persiste o grande inbroglio do PO em relação ao pastoreio...
Eu pessoalmente acho que o PNPG tem zonas para tudo, para pastoreio, para reserva integral...
Relativamente às portagens, eu cá sou mais radical, defendo o fecho da estrada da Leonte / Portela do Homem e a estrada da Bouça da Mó. So aberta a residentes (todos os do perimetro do PNPG, claro, nem de outra forma poderia ser). Essas estradas colocam uma grande pressão, sobretudo no verão, numa mata onde deveria exactamente acontecer o contrario. Como solução para quem quiser subir até à Portela do Homem, deveria existir um transporte publico que fizesse constantemente este trajecto em troca de um valor de custo do proprio transporte. Quem quiser ir para Espanha / Lobios, pode perfeitamente ir à volta, por Lindoso já que vão em turismo. É claro que na zona de Lobios os residentes deveriam ter a mesma benece até para não dificultar a interação entre estas populações.