Incêndios PNPG (X)


 Declarações interessantes do dirigente da QUERCUS, João Branco à TSF ...
 

Destaco a seguinte informação: "Esta mata terá cerca de três mil hectares e pelas informações que tenho já arderam cerca de 1500 e até há relativamente pouco tempo não havia ninguém a combater este incêndio"

...no dia em que o director do PNPG vai já preparando o anuncio do inevitável com declarações "timidas" à Agência Lusa 


Neste momento a protecção civil informa (ou não) que a "vigiar" a Mata de Cabril estão 5 bombeiros, 14 elementos da equipa de sapadores florestais e 4 veiculos.
A ultima actualização ocorreu as 14h39 e dava conta que o incêndio estava dominado e que se encontrava sob vigilância.






Pequena mas interessante reflexão do Rui no blog CARRIS a ler com atenção
 Eu pactuo do mesmo sentimento, cumpre-se as regras, evita-se percorrer algumas zonas do PNPG em nome da preservação dos habitats mais raros e depois...

(este sentimento não é de forma alguma uma apologia ao não cumprimento das regras, sou e continuarei a ser defensor das devidas autorizações no PNPG para se caminhar fora de trilhos previamente marcados)

ACTUALIZAÇÃO 15h25

MATA de CABRIL - 14h39 - Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA
(nunca, nesta fase, um incêndio dominado esteve tanto tempo no sitio da protecção civil)

Informações do director do Parque Nacional da Peneda-Gerês

"Cinco dias de incêndios terão consumido mais de metade da Mata do Cabril"

PUBLICO 

Era interessante perceber a que horas e se ontem ou hoje foram proferidas estas declarações.

Eu pessoalmente continuo a ser da opinião (que vale, o que vale) de que este incêndio não está dominado e que continua activo.


 

 

***************
Director do PNPG admite que metade da Mata de Cabril terá ardido - Noticia RTP

Pois parece que se metade está ardida, a outra metade estará ainda a arder, não haverá outra justificação para terem sido accionados os meios aereos mencionados abaixo...



 ACTUALIZAÇÃO 12h22


Mata de Cabril
11:25 1 Helicóptero Bombardeiro Ligeiro Espanhol a actuar no local.
11:35 Accionados 2 Helicópteros Bombardeiros Pesados KAMOV
11:39 Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA

O que se passará na Mata de Cabril? Reacendeu? Os meios aereos estarão a fazer um rescaldo a sério? Alguma vez esteve extinto ou controlado? Já estará em Espanha?

*******************

O estatuto continua o mesmo agora com actualização as 09h55


MATA de CABRIL - 18h55 - Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA

Não há neste momento fogos activos no PNPG segundo a informação do sitio da protecção Civil.

O incêndio da Mata de Cabril, continua no sitio referido, com a informação acima descrita o que significa que apesar de dominado e eventualmente extinto, o perigo de reacendimento (pouco, creio, devido as alterações metereologicas, mais favoráveis) ainda existe e como tal o incêndio encontra-se sob vigilância.




.

11 comentários:

Alice Lobo disse...

segundo um sr.carlos no blog carris diz
“Quanto aos habitantes do Parque Nacional, regem-se sem dúvida pelo apelo aos lucros que o Verão lhes traz, mas se os verões forem todos como este, terão de deixar, para além da agropastorícia, o turismo também.” Acha que 114 aldeias e 11 mil habitantes vivem do turismo de 3 meses de verão, deve pensar que porque vai lá uma vez por ano e compra uma coca- cola e uma garrafa de agua, os habitantes do parque não precisam de trabalhar durante o ano inteiro, e se esta a referir se a turismo rural talvez ajudem meia dúzia de famílias, o FAPAS escreveu muito bem
"Para quando uma adequada política de reflorestação?" mas esqueceu-se que uma foral demora 2 anos a formalizar uma candidatura e quando formalizada, ups ja nao existem mais verbas , Para quando acabar com a ideia de "deixa arder que é só mato"? tb tem razão, mas ele esqueceu-se que o fogo iniciou-se em vilarinho das furnas e enquanto todos os meios estavam virados para a serra do gerês esqueceram -se da parte de trás do fogo que ia em direcção á serra amarela, mas esse fogo foi esquecido desde o inicio e ja o referir aqui, claro que esse esquecimento foi culpa e má educação dos 11 mil habitantes . "Para quando o fim dos fogos para criar pastagens para o gado? " esses fogos são realizados durante o inverno."Para quando uma adequada política de prevenção de fogos? essa parte a FAPAS tem que continuarcom os jantares e almoçoes como o director do parque para alcançar os seus objectivos e claro realçar a sua formação por este andar menos educção "Para quando a educação dos habitantes dos parques, mostrando que estão a matar o seu próprio desenvolvimento?
Os habitantes são muito bem educados, o problema é que para a FAPAS o Parque é uma "diversão" e os habitantes um estorvo. E com estas declaração nao ajudou nada, mesmo nada. A prevenção é o ponto fulcral, assim como a existencia de corta-matos em pontos estrategicos na serra e nao fazer os corta-matos quando existe incêndios.

DuK disse...

Pois não ajudou, por isso eu não dei visibilidade a esse comunicado no blog, achei-o escrito "a quente" e sem o minimo respeito pela contexto social e historico do PNPG e pré-PNPG.

É um comunicado extremista e por causa dos extremismos é que estamos a ter esta conversa...

Alice, sabes alguma coisa da Mata de Cabril, sabes se ainda arde?

Alice Lobo disse...

humm se bem me lembro chamas te me extremista :) ... ,hoje não se vê fumo, mas a mata de cabril ardeu por falta de coordenação e meios, hoje começou arder a mata de albergaria, pelo que ouvi dizer :(

Rui C. Barbosa disse...

Olá Alice,

Não apanhes a mania de terminar comentários de modo enigmático e explica lá esse rumor de que a Mata de Albergaria poderia estar a arder!?

Alice Lobo disse...

olá !
Espero que seja mesmo um rumor, mas pode tar acontecer ja que a zona que ardeu da mata de cabril é onde inicia a mata de albergaria, talvez tenha reacendido neste momento nao tenho a certeza..

Rui C. Barbosa disse...

Sim, de facto a «união» entre as duas matas é a Mata de Palheiros. A Mata do Cabril inicia-se na confluência do Regato da Sardeira, seguindo depois pela linha de festo na margem Lindoso-Louriça, contornando a zona do posto retransmissor do Muro em direcção ao limite concelhio, inflectindo depois para Este descendo o Ribeiro do Altar até ao Rio Homem. Segue pela margem direita para montante até à ponte romana de S. Miguel e desta até à fronteira contornando-a até ao Rio dos Madornos, afluente do Rio Cabril, ligando por este ao ponto inicial.

Se tiveres mais informações, vai dando!

Alice Lobo disse...

A certeza que eu tenho é que há 1 semana estava mesmo á "porta da mata de albergaria" mas isso nao foi comunicado.

Rui C. Barbosa disse...

Pois, a tal situação de esconder a informação tornando assim a ocorrência «menos grave». Talvez um visonamento desde a Geira Romana possa ajudar a esclarecer a questão.

Alice Lobo disse...

olha mas com tantas cordenadas nao te percas é mesmo só a mata da albergaria... era uma brincadeira:)

Rui C. Barbosa disse...

Ah! Brincalhona!!! Não, não me perco e um dia hei-de lá ir ver o que sobrou...

DuK disse...

Sobrou?