Incêndios PNPG (XV)

Tenho lido com insitência esta noticia do PUBLICO "Agosto deixou a Peneda-Gerês com oito mil hectares de área ardida" e cada vez mais fico confuso!

O relatorio provisorio disponibilizado no sitio da AFN (de 01/08 a 15/08 e emitido a 17/08) é igualmente confuso e não consigo descobrir este relatorio provisorio de que se fala, nem na AFN, nem no ICNB, nem nos Ministerios de Ambiente ou Agricultura... Provavelmente terá sido distribuido apenas como nota para a imprensa...

Mas não posso deixar de criticar de novo esta comunicação social que nisto dos incêndios tem sido quase contra-informativa tal são as noticias erradas, incompletas e enganosas. Muitas por falta de informação, mas principalmente por falta de interesse em informar correctamente pensando apenas em informar o leitor que lê os titulos grandes entre dentadas de pequeno almoço.


Na noticia diz que "Os maiores fogos aconteceram na Mata do Cabril, onde em 15 dias arderam 3529 hectares, no Soajo (2465 hectares), em Vilar da Veiga (1479 hectares) e em Fafião (689 hectares)."

Ora a Mata de Cabril tem +/- 1500 ha  medidos de grosso modo!


Logo a seguir diz isto: "Na Mata do Cabril o fogo afectou sobretudo o carvalhal (tendo ardido 272,87 hectares) e depois povoamentos mistos de folhosas e resinosas (13 hectares)" 

Portanto arderam 272.87ha + 13ha =  285.87ha


Mas logo a seguir também, diz isto: "Segundo os dados do ICNB, arderam 724 hectares em Zonas de Protecção Total (a maior parte na Mata do Cabril), correspondendo a 26 por cento da área de protecção total do Parque Nacional."

Sendo que a Mata de Cabril pertence à ZPT, concluimos que na Mata de Cabril arderam 3259ha? ou  285.87ha? ou 724ha? (não foi comunicado que arderam outras ZPT´s além da Mata de Cabril).


Confundido? No minimo... Mas como respondeu o General Pedro D’Almeida, Marquês de Alorna, à pergunta feita pelo Rei D. José após o terramoto de 1755 em Lisboa: "Sepultar os mortos, cuidar dos vivos e fechar os portos”.

Que se lixe os relatorios provisorios e os hectares ardidos, quando cuidamos dos vivos e fechamos os portos??


.

3 comentários:

pedro silva disse...

Denunciem isto, é um escandalo, e pelos vistos pouca gente tem conhecimento disto, eu soube-o por fontes seguras ligadas ao comando distrital de bombeiros de aveiro.

No que respeita os meios aéreos pesados é uma vergonha de todo tamanho o que se passa em Portugal.

O senhor do MAI sabe muito bem que os nossos 2 canadair’s são insuficientes, contudo prepara a época de fogos a contar com os candadair’s espanhóis, ou seja, em vez de termos os nossos, não temos que pedir a Espanha, ate ai a soberania do pais já esta entregue a Espanha.

Porque motivo desistiu em 2005 este senhor do MAI e este governo da aquisição de 6 canadair’s financiados em 25 % pelo banco europeu de investimento.

Para agora sermos os pedintes europeus de canadair’s.

Desde o dia 28 de Julho até dia 19 de Agosto, data em que foram embora os 2 canadair’s Franceses, todos os dias o pais teve que recorrer a aviões estrangeiros, fossem franceses, italianos ou espanhóis, então espanhóis foi quase todos os dias, e não pontualmente como dizia o senhor Gil Martins no breefing aqui há uns dias na sede dos SNB.

Isto não é normal, este gente não dota o pais de meios suficientes, apenas para andar nesta pedinchice a Espanha, é de propósito, para o povo achar que já estamos entregues aos espanhóis.

Pensam que a população não faz estes comentários, a população sabe bem que os aviões são espanhóis.

Começou com as maternidades e serviços de urgência, agora já vai no combate aos fogos.

E os canadair’s a Espanha não são requisitados através do mecanismo europeu como acontece com os que são requisitados á França, ou Itália, são requisitados pelo comando nacional da ANPC directamente ao comando espanhol, claro está em castelhano, que futuramente e se os planos destes traidores iberistas que desgovernam Portugal correrem bem, mudara novamente de nome e deixará de se chamar espanhol e passará a ser designada de língua ibérica, é que se os senhores da ANPC falarem em Português eles já não enviam os canadair’s.

E os que vem são sempre os mesmos, e pertencem á mesma firma que aluga os dois de Seia, pertencem á firma espanhola CEGISA, e que anteriormente eram alugados pela Aerocondor.

Os dois que estão em Seia Têm a matricula espanhola EC-HET, e o EC-HEU, no fim da temporada de fogos regressam a matacan, vejam aqui as fotos dos dois, algumas em Seia , outras em Matacan

http://www.airliners.net/search/photo.search?regsearch=EC-HEU

http://www.airliners.net/search/photo.search?regsearch=EC-HET

Sendo assim, quando a capacidade os 2 canadair’s de Seia se esgota, o que acontece quase todos os dias, basta um incêndio para os ocupar, os senhores da ANPC pedem em castelhano aos homólogos espanhóis, que façam o favor de lhe enviar os canadair’s que também pertencem á CEGISA e que estão baseados em Matacan, em Salamanca e os que estão na Galiza.

É óbvio que vem apenas quando os espanhóis não necessitam deles, e são pagos à hora à CEGISA pelo estado português, o que deve focar num balúrdio ao erário publico.

Desiludam-se aqueles que pensavam que os canadair’s espanhóis vinham de borla como os Franceses ou os Italianos, era bom era.

pedro silva disse...

continuação...

Vejam aqui as fotos dos canadair’s da CEGISA em Matacan.

http://www.airliners.net/search/photo.search?placesearch=Salamanca%20%28-%20Matacan%29%20%28SLM%20%2F%20LESA%29&distinct_entry=true

E em Santiago de Compostela.
http://www.airliners.net/photo/CEGISA/Canadair-CL-215-1A10-CL-215-II/1346163/&sid=dc108fd92e9f277c7ceb68926265690a
Se no Alentejo ou Algarve estes meios fizerem falta, esta parte do pais está entregue a dois que estão perto de badajoz, em Talavera la Real, e que já ca vieram em anos anteriores ao Algarve, vejam aqui as fotos:

http://www.airliners.net/search/photo.search?airlinesearch=DGCN&distinct_entry=true

Faz de conta que a ibéria já existe e que nós somos apenas mais uma província espanhola, onde apenas estão estacionados 2 canadair’s, e se forem precisos mais vêm de províncias vizinhas.

E isto não é inocente, o objectivo fazer o chamado "mind control" da população, dando a entender que espanha e os espanhóis são bons e amiguinhos e que ate canadair's nos enviam, é sem duvida iberismo a todo o vapor.

DuK disse...

"Denunciem isto, é um escandalo, e pelos vistos pouca gente tem conhecimento disto, eu soube-o por fontes seguras ligadas ao comando distrital de bombeiros de aveiro."

Está denunciado caro Pedro Silva!

É importante saber como funcionam as coisas e principalmente em um assunto tão delicado...

Só discordo de si de um aspecto, não me parece que seja um lobby para a criação de um futuro país (Ibéria), mas sim um lobby para encher os bolsos de alguem.

Obrigado pela visita, obrigado pela denuncia e continue que o nosso mal é esse, ouvimos e calamos, nunca queremos meter o nosso pescoço!