(Não) Incêndios PNPG (XIII)

ACTUALIZAÇÃO 20h06

MATA de CABRIL

15:52 Assume o Comando das Operações de Socorro (COS), o Bombeiro de 1ª do Corpo de Bombeiros de Ponte Barca

17:46 Accionado Helicóptero Bombardeiro Pesado Kamov

20:34 Em função dos declives muito acentuados e ausência de acessos, persistem os trabalhos de consolidação nos limites da área afectada, bem como a intervenção de meios aéreos para extinção de pequenos focos de incêndio, em complemento à utilização de material sapador sempre que possível



Este (não) incêndio na Mata de Cabril deverá de certeza começar a figurar nos livros de bombeiros como "case study" devido a sua particularidade:

Tem frentes activas que não ardem, tem meios aéreos que não voam, etc, etc

Vejamos o actual estado do incêndio segundo o sitio da protecção civil:


14:09 (20/08) COS - Comandante Operações Socorro: Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca.

19:37 (20/08) Mantêm-se em curso trabalhos de consolidação, não se apresentando, no momento, condições para a evolução de eventuais focos de incêndio. Não existem focos activos, pelo que se mantém a vigilância.

10:30 (21/08) Assume o Comando das Operações de Socorro (COS), o Chefe de equipa dos Sapadores Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.  QUEM??? Aparece ao 8º dia...

10:32 (21/08) Mantêm-se em curso trabalhos de consolidação de pequenos focos activos, a serem extintos com material de sapador.

Os meios aéreos desapareceram à  3 dias e desde à 3 dias para cá pouco ou nada mudou... é o deixa arder que os aviões são caros e se calhar isto precisa mesmo tudo de arder para dar-mos um impulso à zona!

Lobby 10 - Min. Ambiente, ICNB, PNPG - 0

Mesmo com 3 instituições do governo a fazer equipa, a equipa do lobby tem sido mais acutilante no ataque, aproveitando a inercia da equipa adversaria para com pequenos ataques provocar o pânico na (não) defesa adversaria. O treinador da equipa do lobby tem demonstrado que conhece bem o adversário e com esse conhecimento soube atacar na altura certa, apanhando desprevenidos os (não) defesas da equipa do estado (do estado? bem há um ou outro jogador que ainda não se percebeu por quem joga).

Se isto fosse um jogo de futebol, talvez pudesse ser descrito assim... mas não é um jogo de futebol, é um ataque grosseiro e desmedido aos mais altos valores naturais do país e não só e a inercia de quem os deve proteger é gritante e desesperante.

Daqui a poucos dias o PNPG terá perdido a segunda (de duas, a outra perdeu-a à 4 anos pelos mesmos motivos) mata de incomparável valor e que só daqui a décadas poderá aproximar-se de novo do seu esplendor (daqui a décadas? se deixarem, que eu não acredito). Assim sendo, começam a rarear os motivos que levaram à criação deste PN que muitas vezes tem menos recursos e meios que algumas RN.

A construção desmedida e sem critério, as eólicas, o turismo na natureza e não de natureza, o fanatismo cego e vingativo de algumas associações que se dizem pró habitante (lol) continuam a vencer este jogo e estamos quase nos 90 minutos...


Cabra-montês da Mata do Cabril, no Gerês, poderá ter fugido do fogo para Espanha - PUBLICO

Poderá??? que comunicação social é esta...???? A Cabra-montês será eventualmente o núcleo de animais que mais facilmente pode escapar a este incêndio e em Espanha ou não (elas ao fim e ao cabo vieram de lá, não temos mérito nenhum na sua nova vida) cedo se vão estabelecer noutro local. E o resto da fauna?

.

Sem comentários: