Portaria 1245/2009





O dia 5 de Março aproxima-se rapidamente, e com ele o levantamento da supensão da portaria 1245/2009.

Na mente de todos, paira com certeza, a duvida do que aí ha-de vir. Não se espera que tudo mude radicalmente consoante as pretenções de habitantes e utilizadores do PNPG e nas restantes areas protegidas espalhadas por esse Portugal, por isso a luta que foi iniciada a 12 de Dezembro terá agora de se revigorar e aparecer forte e decidida!

Existem no PNPG problemas de fundo que se arrastam há longos anos, principalmente a convivência com a população local, mas não só! A preservação da fauna e flora, tem também sentido diversas contrariedades, não tendo sido até a data realizados muitos dos objectivos propostos nesse campo. 

Muito do que temos actualmente se deve aos serviços florestais, mas foi conseguido de uma forma ditatorial perante os residentes, tendo estes, ao longo dos anos, sido forçados a abdicar de diversas situações em pról da conservação do parque. Em resumo, sujeitou-se as populações a sacrificios e não se conseguiu o proposto, um Parque Nacional em toda a sua plenitude e um orgulho nacional.

Assim sendo, os tempos são agora de recuperação (a possivel...) e para isso só haverá uma solução... abdicar de pequenas coisas para resolver grandes problemas! De parte a parte...

Concretizando relativamente à problematica mais focalizada no Montanhismo e afins, não me custa aceitar que algumas areas do PNPG possam ser limitadas na sua visitação, em nome da preservação de especies em perigo, custa-me sim que essas mesmas areas sejam interditas à visitação sobre qualquer pretexto. 

Não podemos nem devemos aceitar que nos impeçam de visitar locais que acima de tudo são de todos e que são mantidos (ou não) com o dinheiro dos contribuintes.

Nem podemos nem devemos aceitar que nos cobrem um centimo que seja para podermos usufruir de um bem universal e sem senhorio, a Natureza!


"Sou um prisioneiro irremediável numa penitenciária de valores tão entranhados na minha fisiologia que, longe deles, seria um cadáver a respirar" - Já dizia o "nosso" poeta, apesar da citação nada ter a ver com a temática, teme-se que o numero de cadaveres a respirar pode aumentar a partir de 05 de Março!

Gerês Antigo, Gerês Termal - fim de semana fotográfico - 13/14 Março 2010 (II)

Nos próximos dias 13 e 14 de Março os blogues Carris, Bordejar, Trilhos e Azimutes, Monte Acima e No Gerês 2 irão promover a actividade "Gerês Antigo, Gerês Termal - fim-de-semana fotográfico" .


O objectivo desta actividade cultural é a de proporcionar aos participantes um fim-de-semana diferente na Serra do Gerês através da identificação fotográfica de vários locais a partir de antigas memórias visuais. Os participantes neste evento terão a oportunidade de ao comparar velhas fotografias estabelecer uma ponte entre o passado e o presente.


A inscrição e participação é gratuita, mas obrigatória devido à logística necessária. Se desejar participar nesta actividade deverá enviar um email para rcb@netcabo.pt.


O programa geral deste fim-de-semana será o seguinte:


Dia 13 de Março


10h00 - Concentração dos participantes no Café Ramalhão.
10h30 - Curto passeio pelas Caldas do Gerês e distribuição do material para a actividade na Colunata das Caldas do Gerês.
18h00 - Fim do dia fotográfico.
20h00 - Jantar convívio (em restaurante a designar dependendo do número de participantes).


Dia 14 de Março


9h00 - Concentração dos participantes no café Ramalhão.
10h00 - Visita à Pedra Bela. Visita à Portela do Homem.
16h00 - Fim do dia fotográfico e da actividade junto da Colunata das Caldas do Gerês.


As fotografias serão posteriormente enviadas via email para a organização e serão expostas on-line sendo seleccionadas por votação via email.
Caso esteja interessado em passar a noite nas Caldas do Gerês poderão focar alojados nos apartamentos do Vale de Azereiros ou na Pensão Fernandes, nas Caldas do Gerês. Para informações sobre os preços de dormida deverão enviar um email para rcb@netcabo.pt.
Caso deseje participar no Jantar Convívio no dia 13 de Março deverá fazer a inscrição para o mesmo email até pelo menos uma semana antes do evento.
As melhores fotografias poderão vir a fazer parte de uma exposição fotográfica com o mesmo tema a ser levada a cabo nas Caldas do Gerês em data a determinar.



Fotografia: © João Figueiredo