"Guerra" às Mimosas - Doi?



Interesse, boa vontade e 1 e-mail... foi tudo o que o Rui Barbosa do blog CARRIS, precisou para desencadear uma acção de voluntariado contra um dos maiores perigos que o PNPG neste momento enfrenta, as plantas invasoras e neste caso particular, as mimosas!

Juntando o apoio de uma comunidade (Geres) no facebook e do Parque de Campismo de Cerdeira prevê-se, nos dois dias uma adesão de cerca de 100 pessoas!

E evidentemente apetece perguntar aos responsaveis do PNPG...  Custa assim tanto? É dificil? Dá assim tanto trabalho? Há interesse em revitalizar este PN ou não?

Last but not least... O PNPG não gastará um tostão...

Cabra do Gerês... ou não?

Ultimamente a denominada Cabra de Gerês tem estado nas bocas do mundo!

A sua franca progressão tem animado todos aqueles que se preocupam com a extinção de especies e neste particularmente, especies que habitam o territorio nacional.

Mas ha coisas que me espantam, principalmente quando se mete tudo no mesmo saco e quando o jornalismo neste país continua, insistentemente, a ser cada vez pior.

Ora vejamos...

Eram 75 e agora já são 450 cabras do Gerês in Correio do Minho


Pois... lamento mas a Cabra de Gerês já não existe, está extinta! O que existe é a Cabra Montês (Capra Pyrenaica Victoriae) que nunca se extingui em Espanha e que após algumas acções de recuperação, conseguiram criar alguns cercados de onde, estas Cabras Montês fugiram e repovoaram a zona fronteiriça do PNPG.

 

A Cabra do Gerês (Capra pyrenaica lusitanica) era uma subespécie da Cabra Montês que se extinguiu em finais do sec. XIX, talvez devido à acção directa do Homem, nomeadamente à caça!

É fantastico que o Parque Internacional Luso-Galaico Gerês-Xures, possa agora contar com populações solidas desta especie aumentando assim a riqueza do mesmo, mas infelizmente A Cabra do Gerês não volta mais!





A - Capra pyrenaica pyrenaica
B - Capra pyrenaica victoriae
C - Capra pyrenaica hispanica
D - Capra pyrenaica lusitanica

"Guerra às Mimosas" - Área de intervenção e programa do evento

Podem consultar no blog CARRIS, a zona sujeita a intervenção assim como o programa do fim-de-semana (26 e 27 de Fevereiro) dedicado ao combate às mimosas.

Saliento o já crescente interesse neste evento de voluntariado e é com extrema satisfação que vejo alguns clubes a associarem-se a esta actividade!


Relembro e-mail onde podem efectuar a "inscrição" ou obter informações: rmcsbarbosa@gmail.com

Podem também aderir à pagina GERES no Facebook onde este assunto tem actualização diária.

Campismo gratis no Parque de Campismo de Cerdeira e desconto nas restantes alojamentos (Camaratas e Bungalows).