Prados da Messe - PNPG - Março 2006

Gostaria de começar por dizer que esta foi a caminhada que eu, pessoalmente, mais gostei. Passo a explicar, os Prados da Messe são, efectivamente, a zona não conhecida do gerês, uma das zonas mais intocaveis e puras! Juntando alguma neve, tempo mediano e espirito de montanha... perfeito!!
O dia começa cedo com o pequeno almoço no local habitual, já saciados dirigimo-nos para a casa do guarde de Leonte onde deixamos o carro e começamos a subir em direção ao Borrageiro ( segundo ponto mais alto do Parque Nacional ), apos algumas indecisões em relação ao melhor percurso a tomar, lá nos decidimos e começamos a ver alguma neve ( os montes ligeiramente salpicados ) ainda um bom bocado antes de la chegarmos. Assim que deparamos com o Borrageiro ( uma antena de telecomunicações marca o local ) tinhamos a nossa frente um pequeno vale muito bonito que nos apresentava uma paisagem nova... tudo coberto de neve, com locais onde a altura chegava a ser de mais de um metro, onde estava a casa de pastores que eu ja tinha visto no blog do UPB. Com o Borrageiro à nossa direita e o vale com a casa de pastores à nossa frente, acreditamos que tinhamos chegado aos Prados da Messe. Pareceu-nos obvio e nem sequer consultamos as cartas. Ai almoçamos na companhia de quatro cavalos ( uma égua prenha e um garanhão sempre desconfiado), seguimos depois viagem e encontramos um grupo de caminhantes, o Sherpa ( Os Estarolas, que estavam a fazer o mesmo trilho que nós mas no sentido inverso ) acompanhado de mais uns amigos que prontamente nos informou que ainda não tinhamos chegado aos Prados da Messe, mas sim ao Conho. Mentalizamo-nos que ainda faltava bastante para chegar a Costa da Sabrosa e após algumas trocas de impressões e respectivas apresentações, seguimos viagem. Um pouco mais à frente um outro vale apareceu, bem maior e tão ou mais bonito, agora sim!! Prados da Messe!! Descansamos um pouco e consultamos as cartas para não haver equivocos, assim como as indicações dadas pelo Medronho ( Um Par de Botas ). Arrancamos então para a etapa final e rapidamente chegamos a Costa da Sabrosa, à medida que iamos descendo fomos apanhando, primeiro neve e depois um pouco de chuva ( na descida dava para ver perfeitamente um grande nevão que caia sobre a Serra Amarela que se encontrava mesmo à nossa frente ). Continuamos a descer até a estrada que liga as Caldas do Gerês à Portela do Homem, e regressamos por essa estrada até ao Leonte de novo. Aí calculamos que a carrinha que lá estava estacionada fosse do grupo do Sherpa, e após alguns minutos começamos a ouvi-los a descer a encosta. Mais algumas trocas de impressões e de seguida chega o grupo do Um Par de Botas que tinham, nesse dia, feito a Geira Romana. Novas apresentações e novas trocas de impressões e seguimos todos viagem para os nossos destinos!
Escrevo ainda com algum cansaço nas pernas mas com um enorme sorriso nos labios...
Proximo post... as fotos !!

PS: uma palavra para os restantes caminhantes do MonteAcima que não puderam, por variadas razões, estar presentes. Foram lembrados...

Anónimo disse...

Lindo texto. Os Prados da Messe é sem dúvida o local mais bonito do GERÊS (apesar de gostar mt da Mata da Albergaria, por outras razões). Fico a espera das FOTOS. Tudo de BOM. E BOAS CAMINHADAS!

medronho

NUVEM disse...

Ola... Obrigado por passares pelo meu blog.. Tb gosto muito do vosso.. Tenho saudades de caminhar pk nunca mais o fiz.. desisti e agora tou a espera de ver se o pessoal ke ia combina alguns percursos para matar saudades.. Pois eu já fiz a caminhada entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo é Lindissimo realmente... ;o) Beijinho grande e tudo de bom

Fabi disse...

Pôxa... No fim de semana do carnaval estive na Serra Amarela, tava lindíssima a nevar! Tem fotos no meu blog...
Nesse dia eu não tava exatamente fazendo trilha... fui só conhecer e de repente apanhei o maior nevão! E aí confirmei que o Gerês é mesmo lindo em qualquer estação, nunca tinha visto no inverno...
Abraço!
Fabíola

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Olá MonteAcima! sou um galego que vivo mesmo ao pé do Gerês pela parte galega(desculpem lá o méu português agalegado!!!). Temos uma agrupaçao para actividades relacionadas com as montanhas. Em quanto faz bom tempo saímos para o monte; vamos muitas vezes pelo Gerês.Animo-vos a seguirdes com as vosas actividades e a manterdes este lindo blog. Pelo momento o meu percurso favorito é:Leonte-Curral de Mourô-Chá da Freza-Chá da Fonte-Borrageiras pelo lado Norte-Curral de Roca Negra-"miradouro"desde Roca Negra para Sur-Curral de Rocalva e desde aquí 2 baixadas: Curral de Tras da Meda-visita ao Balcao do Paradiso-volta atrás para apanhar trilho e baixar para NORTE ao Curral das Fechinhas-Rio da Touça-Curral da Touça-visita a Curral do Laço-Porto da Lage e, com muito coidado, sobre tudo com mu tempo, baixada polo trilho que vai acima do rio Porto da Lage até Fafiao. O outro percurso sai de Balcao do Paradiso, volta atras para apanhar trilho e colher para SUR-Curral de salgueirinhos-Curral d'Ovos, com os seus teixos e a súa fonte-Seguimos á frente até que o trilho fica no meio de dous vales ao fundo: á dereita o do Rio Conho e á esquerda o do Laço.Nesa altura e seguindo um pouco máis(sobre a altura de Bicos Altos á esquerda) para melhor ver Laço,Sombrosas....é uma das melhores vistas do Gerês!!-Depois o estrano Curral de Prado Lá-baixamos "pelas escadas máis que trillo!"ate zona de Carvalhosa,. Pousada...e descemos fortemente para buscar o máis espectacular rio do Gerês, o Conho, que aquí se precipita até tocarse co rio Fafiao(rio Toca)no lugar da Pigarreira, a baixada mais louca que conheço! e de AQUÍ A XANTAR E BEBER AO FAFIAO!!!! O vale máis lindo para mim do Gerês é o vale glaciárico do Couce e Cocoes do Coucelinho, um lugar para perderse e pensar que estamos 6 mil anos atrás(a univ de Lisboa atopou aquí restos de cultivos neolíticos com uma dat´çao muito anterior ao resto da Europa, de há 6mil anos!!!!)Ah! máis alto que as Borrageiras é Pássaro, nese mesmo maciço e coroando o Circo Glaciárico de Cocoes.Sorte a todos e espero atopar-vos algúm día por algúm lugar secreto desta Serra chea de surpresas. Xavier Perdiz

Ah, esquecia: para fazer roteiros ou conhecer o lado galego, estou á vosa disposiçao.So tedes que ligar comigo no xavierperdiz@hotmail.com e gostosamente vos servo de guia ou vos axudo no que for preciso. Tamos arranxando um predio numa aldeia da montanha para que quem quiser possa durmir e iniciar rota aquí,Chao

Ola!!!!

Ja fiz algumas marchas no Geres, mas nunca fui aos prados da messe... é possivel colar-me a voces nessa data?

o meu mail é kenkon@sapo.pt