PN Baixa Limia - Serra do Xures


Ontem, o MonteAcima realizou a sua primeira internacionalização ao fazer o trilho das Minas das Sombras. Fomos caminhar para o Parque Nacional Baixa Limia - Serra do Xures ( parte espanhola do Gêres ). Partimos por volta das 10h30 da Ermida da Nosa Señora do Xures, uma bela igreja situada nos arredores de Vilamea, para fazer os 9 Km´s que, teoricamente o trilho teria, digo teoricamente pois constatamos que tem menos do que os 9 Km´s. Seguimos sempre o trilho marcado até as minas, onde chegamos por volta da hora de almoço. Antes de almoçarmos fizemos uma pequena "exploração" ao local, que se encontra um pouquinho mais bem conservado do que as nossas Minas dos Carris ( foram sensivelmente desactivadas na mesma altura ), talvez devido a não estarem tão expostas as intempéries. Ai vimos uma especie de morcegos verdadeiramente grandes, que assim que pressentiram a nossa presença, rapidamente abandonaram o edificio e se esconderam na mina. Após algumas reticencias, lá resolvemos entrar na mina, um buraco bem grande escavado no granito maciço e que dava acesso a grandes galerias. Não avançamos muito visto que a espeleologia não é bem a nossa area, mas deu para perceber que enquanto nos Carris essas minas apresentam já varios indicios de desmoronamento mesmo nas entradas, estas como são cavadas em rocha maciça oferecem outra "segurança" e têm outra "consistência", isto aos olhos de leigos, claro!
Depois de almoçarmos decidimos ficar por ali um pouco, enquanto que o Rui e o Cap. Otelo resolveram subir até ao Altar de Cabrões para admirar a paisagem. Assim que regressaram, iniciamos a descida de regresso.
Ao longo do trilho, tanto a subir como a descer, foi constante a presença de outros caminhantes Espanhois.

Ainda hoje, fotos e dados de GPS

PS: Ainda estivemos desde as 9h até as 9h30 nas Caldas do Gêres para assistir à partida do gado para os prados, mas parece que os animais adormeceram e tivemos de partir para Vilamea para não atrasar muito a caminhada.

5 comentários:

medronho disse...

Podiam ter começado o trilho cá em baixo, junto ao Pueblo de Vilamea. Ou então começar na Portela e descer até Vilamea e subir à las Sombras. Regressando pelo estradão até à Portela.
p.s: junto a vilamea há um trilho mt bonito - trilho dos moinhos.

DuK disse...

Pois podiamos... mas não quisemos! fizemos o trilho tal qual o quisemos fazer...

medronho disse...

:PP

Duk e o "programa" para a nocturna? Alinham dia 24/6?

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

Anónimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»