Nos ultimos dois meses...

Hypericum spp.
Woodwardia radicans
Lacerta schreiberi
Iphiclides feisthamelii
...tenho acampado no Parque de Campismo de Cerdeira. Este PC, além de muito bonito apresenta um "espirito" de montanha bem vincado, sendo facil constatar que é habitualmente frequentado por praticantes de BTT, Trekking e actividades de montanha em geral.
Alem disso, está estrategicamente localizado junto ao Campo do Gêres ( Vilarinho das Furnas ) revelando-se um excelente ponto de partida para novas aventuras. Uma das curiosidades deste parque é ser literalmente atravessado pela Geira. A visitar e a continuar a frequentar...

15 comentários:

Anónimo disse...

que precipitado
quando tiver mais certezas, comento essas classificações :p

DuK disse...

Comigo é assim, ou é ou não é. Se não for rectifica-se.
Atenção que o Woodwardia radicans ñ se refere em concreto ao "feto-do-gêres", seja ele qual for.
Agora o Hypericum spp. é de certeza e difere de outros que tenhas visto pq tem caracteristicas proprias da zona, dai ser apelidado de Hipericão-do-gêres... :p

Anónimo disse...

Então se é o do gerês com tanta certeza por que é que lhe chamas Hypericum spp.???????

DuK disse...

Pq não encontrei a designação exacta do hipericão do gêres. Assim com o feto-do-gêres, ñ tem designação propria... digo eu.
Mas como estas mais nessa área, podes-me esclarecer pq que estes dois exemplares ñ têm nome cientifico proprio e são identificados pelos nomes dos mais semelhantes...
Sera que ñ existem fetos-do-gêres e hipericão-do-gêres ? Será que as diferenças são tão poucas que nunca ninguem os catalogou de uma forma diferente ? suposições minhas apenas, como sabes sou um GRANDE leigo no que diz respeito a isto... e a outras coisas mais, mas agora estamos a falar disto :)

Anónimo disse...

és leiguíssimo :p e eu nunca tinha escrito esta palavra!

Mas há designações científicas para ambos os casos!
O hipericão-do-gerês é o Hypericum androsaemum L.
O feto-do-gerês é o Woodwardia radicans, só que "feto-do-gerês" é uma designação comum que se calhar só é usada naquela região, porque esse feto é conhecido por feto-de-botão ou feto-vaqueiro. Vê aqui http://www.icn.pt/psrn2000/caracterizacao_valores_naturais/flora/Woodwardia%20radicans.pdf
Pelo menos acho que não há margens para dúvidas...

E por que é que essa planteca de cima não é o hipericão do gerês? Porque o Hypericum androsaemum tem folhas opostas e decussadas! Coisas que essas não são :p

E depois, eu não sou "da área", sou só curiosa. E por isso tenho muitas dúvidas, e por isso evito classificar sem ter a certezinha :p às vezes pode ser um ponto de partida,mas convém não lançar assim os nomes com tanta confiança, como só um leceiro é que se ía lembrar de fazer :pp

tralaralala

Anónimo disse...

Mas, por exemplo, Oryza sativa com Lycopersicon esculentum já é mais a tua área :p

DuK disse...

Eu continuo a dizer que aquilo é hipericão, do gêres ou não, mas é hipericão :p

ehehehehe
arroz com tomate :D

Anónimo disse...

Oi...Prometo que na próxima caminhada, estarei a marcar o ponto...se me deixarem, claro!!É que já não aguento ouvir o rui a falar destes momentos...Beijos a todos***

DuK disse...

Joana, estas oficialmente convidada a participar na proxima caminhada. Ainda não há datas, mas será seguramente no 1º ou 2º fim de semana de Agosto.
*´s

DuK disse...

...eu a pensar que iam ficar curiosos... enganei-me... :(
1 - Hipericão
2 - Feto-Vaqueiro
3 - Lagarto-de-água
4 - Borboleta Zebra

Anónimo disse...

e caminhadas, hum?

DuK disse...

Novidades em breve :p

DuK disse...

Fiquem atentos(as) pois as novidades vao ser bombasticas...

DuK disse...

Sabes alguma coisa que eu não sei ? Bombasticas ...?
Vais levar fogo de artificio ?

Anónimo disse...

Desculpe mas o feto da fotografia não é a Woodwardia radicans (L.) Sm., que tem inúmeros nomes cumuns:Feto vaqueiro ou feto do botão ou feto do Gerês.
Éoutro feto qualquer, teria de ver os esporos para dizer qual o género a que pertence.