Leonte - Borrageiro - Ovos - Conho - Leonte - 12/01/08



Durante toda a semana fomos acompanhando o evoluir da meteorologia, as previsões apontavam inicialmente para neve acima dos 1200 mts para sexta-feira durante a noite e madrugada de sábado. Já na quinta feira a cota de neve baixou para os 900 / 1000 mts aumentando assim o entusiasmo para esta 1ª caminhada do MonteAcima em 2008. Confirmados esses dados na sexta-feira, marcamos a saída do Porto para o dia seguinte as 07h30. Havia neve de certeza! Onde a encontraríamos com maior grau de acumulação? O mais alto possível! Decidimos subir ao Borrageiro e depois descer para o prado de Ovos e depois para o Conho. Esta caminhada já tinha sido por nos feita anteriormente e foi escolhida para este dia especifico visto que 60 a 70% desse trilho era efectuado acima dos 1100 mts, aumentando assim a percentagem de trilho onde iríamos caminhar sobre a neve.
Chegados a Leonte, rapidamente iniciamos a subida ao Mourô e mesmo antes de lá chegarmos, começava a ser visível pequenos ajuntamentos de neve/gelo que indicavam que estávamos certos, tínhamos neve numa cota mais abaixo aquela que inicialmente tínhamos previsto. Chegados ao Mourô a vista era fantástica, todo o prado estava pintado de branco e apesar de a acumulação não ser muita, era o suficiente para pintar um quadro bonito e só ao alcance do nosso Gerês!
Faltava agora subir até ao Borrageiro, não saibamos ainda se o poderíamos fazer já que a visibilidade era muito reduzida, ora levantava um pouco a névoa, ora baixava de novo. Mas estávamos confiantes, conhecíamos o trilho e já o tínhamos registado em GPS.
Rapidamente chegamos ao inicio do Vale Teixeira e dai até a antena do Borrageiro foi um pulo. Assim que chegamos deparamos com uma visibilidade reduzida e sem que ninguém o esperasse, deparamos também com um perigo que ninguém tinha previsto. Da antena caiam "facas" de gelo à medida que o vento a fazia baloiçar. Esses pedaços de gelo estavam acumulados nos cabos que a suportam e na própria antena e eram realmente... perigosos!
Estava atingido o primeiro objectivo, seguíamos agora para o segundo, o prado de Ovos, um prado lindíssimo que com neve devia estar soberbo. O trilho que nos levava lá, como devem imaginar, não estava perceptível, como tal descemos a corta-mato (foi mais corta neve...) na direcção que tínhamos de seguir e rapidamente estávamos a almoçar no interior do abrigo pois a chuva (um misto de neve e chuva) começou a cair.
O almoço foi rápido para não arrefecermos e seguimos em direcção ao Conho.
Dai até Leonte foi um pulo, intercalado com as habituais guerras de bolas de neve.







Dados GPS http://monteacima.blogspot.com/2007_04_01_archive.html

5 comentários:

Anónimo disse...

que inveja pá
grrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

DuK disse...

... Vais no proximo nevão :P

Rui C. Barbosa disse...

Caminhada fantástica! Parabéns!

Anónimo disse...

Duk, relativamente aos teus comentários na minha página... sexta estarei lá outra vez:-)
Aquilo é mesmo muito bonito com neve.. espero apanhar aquilo com mais neve do que na semana passada.

Mas o Gerês é simplesmente incomparavel... só é pena não nevar tanto como na estrela;-)

DuK disse...

Caro Rui C. Barbosa, fantastica é a utilidade do seu blog e a magia que transparece das fotos que lá coloca, bem haja por não deixar esquecer as Minas dos Carris e quem lá trabalhou!
Amigo Sherpa, boa caminhada então para este fds e claro, aguardamos as fotos :)!
Obrigado aos dois pela visita!