Aprovada revisão dos planos de ordenamento da Peneda-Gerês e Sudoeste Alentejano

Na Peneda-Gerês, área protegida criada há 40 anos, a revisão do plano de ordenamento introduz regimes de diferenciação positiva dos residentes. Assim, “passa a ser permitido, mesmo em áreas de protecção total, o pastoreio tradicional, práticas tradicionais de apicultura, de roça de mato, de corte e apanha de lenha e de recolha de frutos e cogumelos silvestres, bem como a circulação e a visitação”, segundo um comunicado do Conselho de Ministros.

Entre as novidades está ainda a simplificação dos “procedimentos de autorização e de emissão de parecer pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, em especial dos procedimentos de controlo prévio das operações urbanísticas”.

Esta revisão do documento melhora as “condições de visita da área do Parque” e as “condições de acolhimento dos visitantes” através, nomeadamente, das Portas do Parque, estruturas-âncora da visitação da região.



In Publico


A ver vamos, mas para já está a começar mal essa simplificação...

2 comentários:

Alice Lobo disse...

olá!
penso que o que foi dito no publico e outros, não diz nada para além do que era provávél, gostaria era de saber quais são os pareceres do ICNB relativamente a outros assuntos, pois o que realmente interessava algumas populações era a colocação das éolica e nao o pastoreio tradicional, práticas tradicionais de apicultura, de roça de mato, de corte e apanha de lenha e de recolha de frutos e cogumelos silvestres nas zonas de protecção total até porque eles autorizaram sabendo que ninguem é louco de colocar umas colmeias ou ir a lenha, á mata de cabril ou palheiros, vale do rio homem ou na mata ramiscal onde não existe acessos, a população local esta demasiado idosa e os jovens nao fariam esse esforço. penso que foi mais para acalmar a situação,em contrapartida alguns que lutavam por outros objectivos mas referiam estes agora nao há desculpas :). em relação aos visitantes tambem nao especifica nada em concreto, Logo nao diz nada.

cumprs

DuK disse...

Não diz e a versão final do documento ainda não é conhecida do publico. Só resta aguardar que seja tornado publico para se ter a real noção do que vai acontecer... Neste momento so se sabe que foi aprovado e pouco mais... aguardemos!