Incendios PNPG (V)

ACTUALIZAÇÃO 20h16

População de Vilar do Soende em risco de ser novamente evacuados (RTP)


ACTUALIZAÇÃO 19h37

Incendios activos
"Calcedonia"
Mezio / Soajo

Incendios que reacenderam
Germil de Cima

Incendios dominados (não confundir com extintos)
Mata de Cabril
Vilarinho
Portela do Monte

Saliento que os incendios mencionados acima so dizem respeito a area do PNPG. Existem varios incendios que tem surgido fora dos limites do PN mas que estão a poucos km´s do mesmo como por exemplo o incendio na Paradela / Vila Cha S. João que se encontra a menos de 2 km´s da fronteira do PN)





Eu tenho VERGONHA e NOJO de ter uma ministra que dá uma entrevista destas e que numa situação em que o unico Parque Nacional está, a ser amplamente destruido, esteja em Cascais a visitar uma estação de tratamento de aguas.


ACTUALIZAÇÃO 16h06

Infelizmente parece que se confirma o incendio na Mata de Cabril

Noticia Publico


ACTUALIZAÇÃO 14h10

Bem, afinal parece que o dia não está reservado para as boas noticias...

VILARINHO - 14h00 - Reactivação (12:30), incêndio com uma frente activa
  
"CALCEDONIA" - 14h04 - Incêndio com uma frente activa

MEZIO / SOAJO - 14h06 - Incêndio com uma frente activa (segundo informação SIC o Soajo está a ser ameaçado a norte por uma frente que está a chegar às casas)

CABRIL - 12h34 - Incêndio com uma frente activa (Apesar do sitio da proteção civil localizar este incendio na mata de Cabril, continuo a acreditar que se trata da zona da aldeia de Cabril / Fafião)

PORTELA do MONTE - 13h31 - Incêndio com duas frentes activas, difíceis acessos

Finalmente alguem chama as coisas pelos nomes, ao ouvir a entrevista do presidente da CM de Arcos de Valdevez à RTP, o mesmo disse para quem quis ouvir que já nos incendios ocorridos à 4 anos atras foi programada uma serie de intervenções de caracter preventivo e que desde então até a data corrente nenhuma dessas acções foi posta em practica. Sublinha também que o PNPG não tem meios nem dinheiro para executar o programado.

Pena é que o presidente do PNPG quando entrevistado, tenha preferido não "tocar" neste assunto e tenha optado por um discurso gasto e pouco esclarecedor.


ACTUALIZAÇÃO 11h15

Durou pouco...

Novo incêndio e desta vez o incêncio mais temido pelos valores em causa

MATA de CABRIL - 10h46 - Incêndio com uma frente activa
Segundo informação do sitio da protecção civil é mata de Cabril e não aldeia de Cabril (esperança que seja engano)
11h40 - No local dois Aviões Bombardeiros Espanhóis

Ver localização aqui



ACTUALIZAÇÃO 11h06

Não que haja mais boas noticias, mas também não há mais más noticias...
"CALCEDONIA" - 10h39 - Incêndio com uma frente activa
MEZIO / SOAJO - 10h40 - Incêndio com uma frente activa


Esperemos que hoje seja o dia das boas noticias!

Ponto da situação às 09h03

A esta hora o sitio da Protecção Civil só dá como activos os seguintes incêndios no PNPG:

"Calcedonia" 
07h00 - Accionamento de quatro Aerotanques Ligeiros
08h00 - Accionado Helicóptero Bombardeiro Pesado Kamov
08h28 - Incêndio com uma frente activa
Posto Comando: Vidoeiro
126 bombeiros
33 veiculos
5 meios aereos

Mezio / Soajo
08h00 - Accionado Helicóptero Bombardeiro Pesado Kamov
08h29 - Incêndio com uma frente activa
Posto Comando: Soajo
148 Bombeiros
30 veiculos
1 meio aereo

Vilarinho
05h25 - Incêndio dominado

Germil de Cima
06h07 - Incêndio dominado

Fafião
07h02 - Incêndio dominado

A baixa da temperatura e a calmia do vento devem ter sido aliados preciosos para a mudança de cenário de ontem para hoje, neste momento só se registam 2 indencios activos no PNPG.

Chamo a atenção para a excelente informação fornecida pelo blog CARRIS onde se percebe atraves das fotos a dimensão da area ardida e o estado desolador da Serra (ex) Amarela.

 .

27 comentários:

Anónimo disse...

sim, quando vi o teu comentario se era ou não na mata do cabril, apercevi me que era lá, pois a ANPC indica que se encontram no terreno aoenas GIPS e apadores, por isso só podia ser lá, não estam bombeiros nolocal

Bernardino disse...

Aindanãoconsigo acreditar nisto, numa semana desaparece a mata mais importante de portugal.

Alice Lobo disse...

“O fogo teve início em Vilarinho de Furnas, atravessou a Serra Amarela e está agora na Mata do Cabril. Isto teria sido evitado, se as autoridades competentes tivessem tomado medidas a tempo e horas”, indica o responsável do FAPAS, sublinhando que “deviam ter sido accionadas forças do Exército para desbastar a mata antes que isto acontecesse”.
Concordo Plenamente com a noticia, o problema é que se esqueceram da serra amarela, o fogo subiu a encosta até a emissora e claro ai tudo se complicaria, se os habitantes viram que isso ia acontecer, nao entendo porque a protecção civil não se apercebeu, enquanto todos os meios estavam no distrito de Braga (serra do Gerês) como tinha referido, há 2 dias apenas os gips tentaram fazer um corta-mato para o evitar, Ontem o presidente da câmara de Viana teve uma atitude, tarde, mas mais vale tarde que nunca, então pediu 2 apoios aéreos, mas ja devia ter sido há 3 dias esse pedido, durante anos tentamos preservar aquela area,devido as cabras -Montês (cabra brava)que de uma forma voluntária, REGRESSARAM DA Galiza pois tenho a certeza que durante algum tempo nao as vamos voltar a ver, os garranos estão a descer a serra nao sabemos se alguns estão mortos, ja encontramos animais mortos como javali etc.
os lobos estão a descer a serra pois um pastor ja reclamou que 2 cabras foram mortas, mas a culpa nao é do lobo é da irresponsabilidade e ignorância do ser humano.

Alice Lobo disse...

Desde as antenas ou emissora descendo toda aquela encosta ate a mata de cabril, nao tem acessos só têm acessos de lindoso as antenas depois só através de meios aéreos ou contra-fogo ou corta -matos por isso nao podias ber carros de bombeiros na mata de cabril

DuK disse...

Infelizmente confirma-se o incendio na Mata de Cabril. Agora importa perceber as dimensões do mesmo, se está consumir mais mata ou se apenas a atingiu.

Isto é tudo muito complicado, as informações que tenho de locais apontam para muita descordenação nas acções dos bombeiros, principalmente após a chegada de reforços de Lisboa.

Agora, ou alias, depois de isto passar (e porque já não interessa olhar para o passado) é importante é saber o que as autoridades vão fazer para evitar que isto se repita e de que modo vão "tratar" o que foi queimado. É importante também que as autoridades saibam que existem aldeias e vilas dentro do PNPG que correm riscos todos os anos e que hoje não há baixas, mas um dia pode haver!

O que se está a perder hoje dificilmente se recupera em tempos proximos (mesmo as zonas de mato albergam habitats muito importantes)assim como as zonas de pasto já não são recuperaveis para este ano.

Muito importante prevenir e não fazer o que se fez desde à 4 anos para cá, nada!

DuK disse...

É importante também que as populações concretizam aquilo que vao entre dentes dizendo uns aos outros. Sei que entre locais se suspeita de fogo(s)posto, mas está na altura de se aproximarem das autoridades e que lhes digam as suas preocupações e suspeitas. Até pode não dar em nada mas também pode colocar em "pratos limpos" algumas situações.

Não deixem de dizer o que vos vai na alma! Procurem as autoridades! Não tenham medo de represalias pq as autoridades não expoem os denunciantes! Pf...

Alice Lobo disse...

Também gostaria de dar os parabéns aos habitantes do lugar da Ermida, Lourido e aos 4 sapadores do mesmo, ao espírito de união que permanece há muitas décadas nestas aldeias longe da civilização e que durante 3 dias evitaram que o fogo chegasse as aldeias como evitaram que muita floresta circundante fosse ardida, pois como dizia uma senhora da aldeia eu preferia que ardesse o meu carro que esta serra, sentimentos que poucos entenderam, ontem os habitantes ainda permaneceram de vigia, Em relação á serra do soajo fiquei descontente pela atitude dos habitantes pois há 15 anos não teria sido necessário essa evacuação, o fogo tinha sido extinto na noite do dia 11 para o dia 12 infelizmente o espírito individualista e não o de união que durante anos aquela vila foi um exemplo para as redondezas , desiludiu-me, pela forma como cruzaram os braços e abandonaram o local sem qualquer vigia, claro que na manha as coisas complicaram devido ao vento.

Alice Lobo disse...

o fogo que atingiu a serra amarela foi o fogo que se iniciou em vilarinho das furnas, logo compete ás autoridades de terras de bouro investigar.

DuK disse...

Estou a falar de uma forma geral Alice, falo em relação aos inumeros incendios que deflagaram desde 07/08 em toda a area do PNPG. Incendios com ignições as 22h em zonas distintas do PN (3 ao mesmo tempo, por exemplo).

bernardino disse...

Ainda não sabem o que esta mesmo a arder na matado cabril, sabem- me dizer a area que a mata tem?

DuK disse...

Olá Bernardino, só mesmo no local. À distância é quase impossivel perceber isso.
Referente à area não sei responder, a mata de Cabril é grande mas em valor e não propriamente em espaço.

bernardino disse...

parece que o incendio em vilarinho esta dominado

DuK disse...

É a unica quase boa noticia... mas mais vale esperar até amanha, pois ontem estava e depois reacendeu, tal qual como todos os fogos que estão activos neste momento.

Bernardino disse...

parece que o pior esta no soajo estou a ouvir a noticias na antena 1

Alice Lobo disse...

olá!
As pessoas não tem medo de represálias, quando surge um carro desconhecido as pessoas tiram a matricula, se existe um boato, uma desconfiança que alguém fez uma fogueira as pessoas vão perguntar e falam com as autoridades, o problema é que as autoridades não levam os casos muito sério e "fazem de conta que investigam"
Em relação aos pastores colocarem fogo, nao acredito porque eles sabem bem o quanto é perigoso no verão , durante o Inverno é verdade que alguns colocam mas eles sabem onde e como o fazer, até porque os sapadores estão no local se o pedir mos para vigiar, eles nao querem estragar o único sustento para os animais depois existe a possibilidade nas pessoas que vendem os pinheiros pois os madeireiros ganham muito dinheiro com isso , mas é preciso indentificá -los.
A mata de cabril começa em lindoso na albufeira seguindo o rio de cabril até antenas ( sempre na encosta por baixo das antenas) até começar a mata da albergaria...

DuK disse...

Alice, mais uma vez chamo a atenção que falo de uma forma geral. Relativamente ao que dizes, tenho a certeza que assim é que muitas vezes essas "denuncias" são menorizadas e desconsideradas mas nesta altura e com o governo a pressionar os forças policiais para apresentarem resultados, parece-me a altura perfeita para as vezes se dizer o que nunca se disse (mais uma vez falo de uma forma geral e não só referente aos incêndios Vilarinho / Mata de Cabril). Eu sei que há gente dentro do PNPG, que entre dentes afirma saber quem ateou alguns destes fogos. As pessoas dizem-no entre si e se em alguns casos não passa de conversa de circunstância e de protagonismo no café da aldeia, outras não serão tanto assim.
Referente aos pastores, não foi aqui dito nada disso e quando toquei nesse assunto não era neles que estava a pensar. Como sabes há bem mais interesses no PNPG do que queimar umas silvas para criar pasto. Há quem instigue as populações a insurgirem-se contra o PNPG e como também sabes, há muitos anos algumas aldeias resolviam as suas diferenças com outras aldeias ateando fogos as propriedades dos outros (estou a falar de forma geral). Como sabes também as gentes que habitam o PNPG são muito diferentes entre si apesar de as vezes separadas por poucos km´s. Quero com isto dizer que apesar de teres confiança nas gentes da tua aldeia e nas aldeias que a rodeiam, o mesmo não se passa em relação a outras aldeias que instigadas por cobardes que atiram a pedra e escondem a mão são induzidas numa guerra fria que as vezes resulta nisto. É dificil escrever o que sinto em relação a este assunto, talvez por medo de não ser bem interpretado mas é como diz o outro, não acredito em bruxas, mas que as ha, lá isso há!

bernardino disse...

não sendo habitante do parque, mas como grande admirador depois de ter realizado no PNPG varias expedições botanicas, penso daquilo que verifico aquando das minhas expedições é que existe uma distancia enorme entre o parque e a população deste, e isto não é em nada saudavel para todos, mas tambem não nos podemos esquecer que a grande maioria das pessoas que habitam o parque e os proprios visitantes destes não tem a minima noção do patromonio que existe no parque, desde os liquenes aos isectos... para mim o grande problema esta no amor que as pessoas que comandam os parques e os proprios directores dos parques tem com a natureza, não chega gostar da natureza, é necessario interpretar a energia que a natureza nos transmite, o pior que sinto é que daqui a uns anos não existem vestigios do que era a nossa vegetação ou seja a nossa identidade natural.....

DuK disse...

"é necessario interpretar a energia que a natureza nos transmite"

Bernardino, frase perfeita e que muitos não compreendem.

Relativamente à noção que os habitantes têm do que o PNPG representa... bem eles têm de outra forma, para a grande parte dos habitantes do PN a terra que os rodeia é a sua vida, o seu sustento, a sua religião. E olha que também têm a noção que existe um património inigualável em Portugal. Mas quando se trata de se dar de comer aos nossos filhos, nem sempre é possível "respeitar" algumas coisa. O exemplo perfeito é o dos lobos, é um crime abater-se um lobo nos dias de hoje, mas não é menos verdade que perder uma cabeça de gado as vezes é um problema de sustento difícil de resolver. É muito complicado "mediar" a "guerra" PNPG/Habitantes, é uma "lutar" já secular...

Anónimo disse...

Infelizmente hoje não está televisão em Vilar de Suente. O fogo está muito perto das casas, são 8 da noite e não está lá ninguém a mostrar boa figura... não está lá ninguém a ajudar os idosos que lá vivem. Uma vergonha, mesmo!

Rosa Barreira

DuK disse...

Olá Rosa, o directo da RTP mencionava que está lá assistente social e que a eventual evacuação que possa existir se deve ao fumo...

Quero acreditar que é assim...

Alice Lobo disse...

É a televisão que vai ajudar as pessoas de vilar de soente? Acho que estas completamente enganada, vilar de soente como soajo e outras aldeias durante decadas nunca FORAM imagens de incendios na tv SÓ agora nos ultimos anos os meios de comunicação começam a explorar e manipular os sentimentos das pessoas em momentos de desesperam e sempre resolveram o problema dos incêndios sem televisão. é uma aldeia onde maioria são idosos mas tb sei que nesta altura existem muitos emigrantes e nada fizeram, cruzaram os braços á espera que o fogo chegasse perto das casa, pergunta aos idosos de vilar do soente o que eles faziam se fossem novos? logo abaixo existe vilarinho das quartas, talvez as pessoas de vilarinhodas quartas podessem ajudar, agora a Tv? :)

bernardino disse...

Pois eu compreendo, tens toda a razão, sabes que visto de fora as coisas são mais faceis, mas a meu ver, existe dentro dos responsaveis pelos parques uma enorme lacuna de sentimentos, acho incrivel ouvir o director do parque a referir que a mata do cabril é importante pela idade das suas arvores, só????, e o resto a simbiose entre seres!!!! a fitosociologia, o vale glaciar, a fauna, as especies endemicas, as plantas herbaceas, os insectos as aves de rapina, os morcegos, é incrivel como o parque tem capacidade de produzi livros de enorme qualidade e não consegue passar a mensagem do que realmete é a natureza, continuo a insistir, o PNPG é o lugar mais importante de biodiversidade de habitas do pais e da Pninsula iberica.

Alice Lobo disse...

olá!
Eu entendo a tua preocupação, mas infelizmente existe pouca ou nenhuma informação ou formação para os habitantes do parque nacional nessa area, as pessoas nao tem noção do tipo de plantas que existem imagina falares o que é um líquene , a questão é que as pessoas até são curiosas e se houvesse essas formações para os habitantes, eles começariam a ter mais respeito pela natureza, contudo os habitantes conhecem a energia da natureza mas nao a definem como tu definem numa forma pratica de sustentablidade. mas isso é porque o parque começou a contruir a sua "casa" pelo telhado e nao pela base.

DuK disse...

Alice, so mencionei o que ouvi na tv, dito pelo comandante dos bombeiros... não me batas ;)

Os SERVIÇOS FLORESTAIS começaram a casa pelo telhado, tens toda a razão! E o PNPG não corrigiu erros do passado, que também é verdade.

Mas eu gostaria de centrar a discussão no que ai vem pós incendios, é que isto não pode continuar assim e aí dou o beneficio da duvida ao PN, pois tudo o que lhes foi prometido para esta "epoca de incendios" não foi cumprido. E ouvir essa anormalidade de pessoa que dá pelo nome de Dulce Passaro dizer o que disse à algumas horas atras, é no minimo ofensivo...

Alice Lobo disse...

Por vezes os bombeiros só actuam a sério, quando o fogo está perto das habitações, muitas vezes estes ficam a espera que se aproxime para agirem, foi o que se passou na serra amarela se nao fosse os habitantes irem para a serra combater ainda muito longe das aldeias para nao chegar as habitações e ainda proteger algumas arvores e plantas e zonas onde existem lagoas, claro que existem locais que é impossível eles se aproximarem, mas muitas vezes eles ignoram a possibilidade de fazerem corta-matos na serra e assim evitarem uma aproximação aldeias, mas também isso tem haver com a mentalidade e o esforço de cada bombeiro, ja que nem todos pensam da mesma forma. mas para os bombeiros quando o incêndio é na serra ele é ignorado, só quando ele se aproxima de alguma habitação então eles exercem as suas funções, isto porque a ministra diz que as habitações são a prioridade ( claro que sim) mas porque as habitações são a prioridades eles nao se preocupam muito em enfrentar o fogo longe das habitações, até porque nao sou recriminados ou punidos se nao o fizerem.

Anónimo disse...

Boa noite. Não respondi aos vossos comentários porque estive lá até agora. Ao Duk respondo que não esteve lá nenhuma assistente social. Estiveram na quinta aquando da parafernália das televisões. À Alice, apenas para dar nota que o meu "infelizmente" não era literal... Literal é apenas o negro dos montes, desde o Mezio até à Serra Amarela. Quando passei há umas 2 horas atrás, Cunhas parecia uma Chernobyl e Carralcova iluminava os céus com a serpentina de fogo pelos montes. Quanto à população de Vilar, sinto muito desiludir-te, mas na sexta-feira do meu comentário foram eles a salvar as casas, porque os bombeiros comeram e foram embora. Realmente não há muito mais para arder. Os meus avós com quase 90 anos nunca viram nada assim, tal como quase todos os habitantes do lugar. Quanto aos emigrantes de Vilar, são meia dúzia...

DuK disse...

Uma miséria! Em Germil também pude ver com os meus proprios olhos brigadas de populares à beira da estrada a observar a evolução do incêndio... nem um carro dos bombeiros por perto e ainda haviam muitos pequenos focos que podiam reacender a qualquer momento.