Cabra do Gerês... ou não?

Ultimamente a denominada Cabra de Gerês tem estado nas bocas do mundo!

A sua franca progressão tem animado todos aqueles que se preocupam com a extinção de especies e neste particularmente, especies que habitam o territorio nacional.

Mas ha coisas que me espantam, principalmente quando se mete tudo no mesmo saco e quando o jornalismo neste país continua, insistentemente, a ser cada vez pior.

Ora vejamos...

Eram 75 e agora já são 450 cabras do Gerês in Correio do Minho


Pois... lamento mas a Cabra de Gerês já não existe, está extinta! O que existe é a Cabra Montês (Capra Pyrenaica Victoriae) que nunca se extingui em Espanha e que após algumas acções de recuperação, conseguiram criar alguns cercados de onde, estas Cabras Montês fugiram e repovoaram a zona fronteiriça do PNPG.

 

A Cabra do Gerês (Capra pyrenaica lusitanica) era uma subespécie da Cabra Montês que se extinguiu em finais do sec. XIX, talvez devido à acção directa do Homem, nomeadamente à caça!

É fantastico que o Parque Internacional Luso-Galaico Gerês-Xures, possa agora contar com populações solidas desta especie aumentando assim a riqueza do mesmo, mas infelizmente A Cabra do Gerês não volta mais!





A - Capra pyrenaica pyrenaica
B - Capra pyrenaica victoriae
C - Capra pyrenaica hispanica
D - Capra pyrenaica lusitanica

Sem comentários: