Portaria 138-A/2010 (II)

"Paralelamente, com vista a dissipar os equívocos suscitados
pela Portaria n.º 1245/2009, de 13 de Outubro, foi
evidenciada a exclusão do âmbito de aplicação da presente
portaria das taxas devidas pelo acesso e visita às áreas
integradas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas

Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
5 — Estão excluídas do âmbito de aplicação da presente
portaria as taxas devidas pelo acesso e visita às áreas integradas
no Sistema Nacional de Áreas Classificadas"

Parecem-me que o trecho transcrito acima, será a parte mais importante a reter referente à problematica levantada pela 1245/2009.

A 138-A/2010 deverá repôr a justiça a partir do dia de hoje, que para muitos será finalmente o fim de um periodo de ansiedade em que os interesses economicos se sobrepuseram aos direitos mais basicos do comum cidadão.

A razoabilidade e o bom senso regressam as fragas, aos vales, aos ribeiros...

Destaco o texto no blog Carris, especialmente a ultima parte que abaixo transcrevo:


"Já não teremos as TAXAS, venham agora as REGRAS e acima de tudo que TODOS, TODOS, as cumpram ou então estarão a sujar de lama tudo aquilo porque lutaram.."

Muito importante que venham as regras e mais importante ainda, que independente das mesmas, o sentido civico de cada um prevaleça numa sociedade cada vez mais desprovida de valores.


Uma palavra de agradecimento a todos aqueles que encabeçaram esta guerra, que dando uma cara a esta luta e por vezes sujeitos a pequenos actos de retaliação, nunca permitiram que tivesse caido no esquecimento.

Saliento também que à data e hora que escrevo este post, nenhuma das duas Federações (FPME + FCMP) tinham nos seus sites, qualquer referência a nova portaria. Assim se compreende porquê que, cada vez mais as Federações do pais vizinho, tem filiados Portugueses...

2 comentários:

Pedro disse...

Saliento também que à data e hora que escrevo este post, nenhuma das duas Federações (FPME + FCMP) tinham nos seus sites, qualquer referência a nova portaria. Assim se compreende porquê que, cada vez mais as Federações do pais vizinho, tem filiados Portugueses...

Ora, as federações são associações de associações. Se nas associações predomina a inércia, as respectivas federações não são diferentes. Quem é realmente culpado é a massa associativa!!!

As tais associações em vez de se juntarem às federações espanholas, porque não trabalham na respectiva federação portuguesa? Querem que os outros trabalhem por eles, não é? Querem a papinha feita de "nuestros hermanos"!

Comodismo português, é do que se trata! Infelizmente predomina (com honrosas excepções) a preguiça e crítica negativa, em vez do agir. Eu faço a minha parte, o autor deste blog faz a sua parte, e você, caro leitor?

Cumprimentos

Pedro

DuK disse...

Caro Pedro,

Agradeço a sua visita e o seu comentario e não posso deixar de concordar com grande parte do que diz!

Mas algo me faz e fará permanecer não federado, seja em Portugal, seja onde for... mas percebo algumas criticas efectuadas as Federações principalmente numa altura como esta.

Um bom serviço federativo seria por exemplo dar uma leitura correcta e inequivoca da nova portaria (após consulta ao ICNB para dissipar duvidas). Era isto que eu exigia se fosse federado e acho que não é pedir muito. Opiniões já li muitas mas só uma baseada numa consulta ao ICNB e por acaso quem a fez nada tem a ver com federações.

É caso para os respectivos associados relembrarem a utilidade de determinadas entidades.

Cumps