A "festa" brava




Apesar de ser um assunto off topic deste blog, não posso deixar de dizer alguma coisa sobre isso.

Como sabem, existem actualmente duas petições sobre este assunto, uma a favor e outra contra. Curiosamente têm andado a ombrear quase em photo finish desde o incio. A minha opinião, até para não haver duvidas, é de que, obviamente, a "festa" brava em nada fica a dever aos espectaculos deploraveis da Roma antiga, é pura e simplesmente uma vergonha!

Sem me alongar mais, até porque entendo não ser necessário, basta ter olhos na cara e meio neuronio para perceber que se trata de uma imbecilidade sustentada por uma tradição adoptada e que até os seus reais criadores já a andam a abolir, vou transcrever algumas justificações mencionadas na dita petição em favor da "festa" brava:

* A identidade de um povo, faz-se pelos seus costumes, pelas suas tradições.
* Sem a Festa Brava os toiros já estariam extintos ou em vias de extinção...
* Como cidadão e Vereador da Cultura da Câmara Vila Nova da Barquinha tenho que estar nesta luta.
* Arte Cultura e Tradição
* Gosto de animais e a Festa Brava não tem nada de negativo para eles. Admito até que deveria ser autorizada a morte na praça.
* Encontro-me na suiça mas não deixo de ser português e sobretudo aficionado.. A morte das touradas é morte da Cultura Portuguesa.
* São de iniciativas destas que os toiros precisam. Força!
* VIVA A FESTA BRAVA QUE TANTO ABRILHANTA O NOSSO PAÍS....
* Vamos ter de, também, dar um exemplo á Catalunha...
* Não quero acreditar que , meia dúzia de pessoas me queiram PROIBIR de ver tão nobre arte.


Isto são só alguns exemplos dos comentarios e foram copiados de forma aleatória. Se, como eu, sentiu vomitos ao ler estas afirmações, pf assine!


http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=010BASTA

PS: Arte, Cultura,  LoooooooL




.

13 comentários:

Alice Lobo disse...

Cada um têm a sua opinião, ja disse uma vez aqui, quando vivemos as coisas, quando estas touradas ou até outras tradições se passam onde as pessoas cresceram onde é o seu "habitat" elas pensam de uma forma diferente de um citadino que nao viveu, que nao conhece as historias dos os seus antepassados, que nunca ouviu ou sentiu o que era a tradição de uma aldeia.... sinceramente nao tenho um opinião formada apesar de gostar muito de animais, tambem consigo entender outras partes.

Rui C. Barbosa disse...

Ora vamos lá ver uma coisa. Esta história do 'citadino' já não pega em lado nenhum e muito menos neste tema. Pelos vistos (e sou quase «obrigado» a utilizar esta expressão), os "rurais" não são capazes de entender o que está realmente em causa. O facto de uma pessoal viver numa aldeia não a faz mais especial do que um pessoa que vive na cidade que pode muito bem ter mais a noção do que é uma "tradição" do que uma pessoa que viva numa aldeia. Esse sentimento de inferioridade não faz qualquer sentido.

O que está aqui em causa é o mau trato dos animais, nada mais. O que se faz numa tourada? Maltratar um animal já debilitado, que está num ambiente completamente desconhecido e fora do seu contexto natural onde viveu toda a sua vida.

Eu não consigo entender quem maltrata um cão e o abandona nas férias. Eu não consigo entender porque se maltrata um gato só porque arranha os sofás e trepa as cortinas (e olhe que eu sei bem do que falo!). Eu não consigo compreender porque há lutas de galos, lutas de cães, utilização de animais em experiências, abandono generalizado dos animais e ocupação dos seus espaços naturai sendo depois considerados invasores.

Se a Alive não temopinião, pois acho que este assunto é demasiado importante para ficar sem opinião. Mas não é só a sua, é a de um país inteiro que vira os olhos aos seus problemas e só se interessa pelas novelas, pelos futebóis e pelos brincos do Ronaldo. E já agora faça uma pesquisa e veja o que se passa por aí, pode ser que a sua opinião mude e que veja a sua aldeia de maneira diferente.

Alice Lobo disse...

Tas a ser mais futil que eu Rui porque eu nao falei em telenovelas, e em relacão a ser rural com muito gosto nada de inferioridade pelo contrário , como disse e volto a dizer se tivesses nascido e crescido num ambiente onde sempre se fizeram touradas tinhas uma outra opinião e diferente. e quanto a minha opinião até gosto de ver mas tb sinto pena do animal, e outra coisa arrogancia nao é benvinda para mim até porque estas a ser tão arrogante como aqueles que lutam a favor das touradas. tens a tua opinião eu tenho a minha, nao és perfeito nas tuas opiniões ou nas tuas certezas.

Rui C. Barbosa disse...

Fazer a ligação entre nascer num local com tradição de touradas e gostar de touradas é uma falácia. Há muita gente de Santarém que detesta touradas.

Não falaste em novelas, é certo, mas se leres melhor verás que o que me referi foi ao país em geral e infelizmente é essa a cultura que existe em Portugal. Não sei porque te sentiste ofendida por isso.

O facto de te referires às pessoas que vivem na cidade como 'citadinos' por si só revela esse sentimento. Quanto a isto não há nada mais a dizer até porque não é a primeira vez que te referes nesses termos.

Mas aqui quem foi arrogante ao se referir a opiniões? É claro que tens o teu direito a ter a tua opinião, da mesma forma que eu tenho e da mesma forma que têm os que gostam de touradas, mas isso não muda a questão basilar aqui em discussão: a tourada é má porque se maltrata um animal e isso não depende do facto de eu gostar ou não dela. O facto de não teres opinião sobre as touradas talvez se deva à ignorância ou desconhecimento que tens sobre ela, daí a razão que te indiquei para leres alguma coisa sobre isso e então verás que a tua opinião muda. Isto não é arrogância, é um bom conselho.

Rui C. Barbosa disse...

Já agora,

http://www.iwab.org/

http://blog-antitaurino.blogs.sapo.pt/

http://blogdaanimal.blogspot.com/

http://www.partidoanimaisnatureza.com/

http://www.animanaturalis.org/

Alice Lobo disse...

obrigado és sempre muito simpatico e atencioso :), nao fiquei ofendida em relação a telenovelas apenas destaquei as telenovelas mas tb poderia ter dito os brincos do ronaldo até porque se calhar são mais interessantes :) mas como disse tens uma opinião e eu tenho a minha e a tua não é sempre perfeita, nem devemos pensar que a nossa opinião é sempre a que deveria prevalecer ..
se eu gosto de ver é obvio que ja tenho uma opinião, que deveriam continuar , mas é só uma opinião diferente da tua que deves aceitar ...

Rui C. Barbosa disse...

Só tenho de aceitar a tua opinião pois tens direito a ela como é óbvio, agora não compreendo é como é que as pessoas que gostam de animais e são amantes da Natureza conseguem gostar das touradas, mas pronto o problema deve ser meu...

Alice Lobo disse...

Nao existe problema, adoro Natureza e animais, apenas em relação as touradas tenho uma opinião singular por varios factores, claro que pode te fazer " confusão" mas tambem tento ver as coisas de um outro lado...

Rui C. Barbosa disse...

Alice, já viste onde esta conversa leva. Já te expliquei a razão e a perversão do que se passa numa arena. Não são questões de haver opiniões singulares e esse tipo de pensamento não faz qualquer sentido.

Quando era pequeno também via touradas na televisão e aquilo não me fazia qualquer diferença, pois fui crescendo habituado a ver o que ali se fazia. Felizmente a minha opinião foi alterada pela tomada de consciência sobre o que se passava.

Tentar justificar o mau trato de um animal numa tourada (touros e cavalos) pela simples razão da tradição é tão válido como tentar justificar a mutilação genital feminina só porque é tradição.

Quando um dia existir a consciência geral de que o ser humano tem a obrigação moral de denfender os animais, verás que as coisas serão muito diferentes e o mundo onde vivemos será muito melhor.

Alice Lobo disse...

claro que têm a obrigação moral, como tens obrigação moral de seres simpatico com o teu vizinho, ou com os seres humanos mais estupidos :), tudo têm um pnto de vista, nao podemos generalizar e quando generalizar mos q seja em bases sólidas e não em opiniões que tendem a querer prevalecer como unicas...

Rui C. Barbosa disse...

Não percebi essa das opiniões que tendem a querer prevalecer como únicas. Se te referes ao direito de haver opiniões distintas, não vejo onde disse o contrário.

Tenho obrigação moral de ser simpático com o meu vizinho e com os seres humanos mais estúpidos? Não vejo onde está a relação e não me vejo moralmente obrigado a tal, até porque estou a lidar com pessoas minimamente inteligentes que são capazes de compreender que a sua estupidez tem limites. É um mau exemplo, esse.

É claro que existem pontos de vista. Pontos de vista certos e pontos de vista errados. Se achas que maltratar um animal é um ponto de vista certo, então não sei como te explicar o contrário.

Nota que a qualquer justificação para a continuação das touradas não tem o mínimo sentido se forem analisadas a fundo (tradição, continuação da espécie, cultura, etc) e com o mínimo de seriedade.

Alice Lobo disse...

Não vejo ai nenhum mau exemplo , mau exemplo será seres arrogante para com o teu vizinho ou com outras pessoas por pensarem e terem opiniões diferentes e achares que essas pessoas já não são minimamente inteligentes em compensação podem ser mais espertos que tu :) ....
Possivelmente o meu ponto de vista é o errado :).

Entendo a tua opinião e aceito mas como disse tenho uma opinião singular sobre a tourada.

DuK disse...

Este post foi feito para dar conta da MINHA opinião, nunca foi minha intensão criar um espaço de discussão.

Aos dois agradeço as visitas e opiniões mas a partir da presente data e hora a caixa fica fechada aos comentarios.

Relativamente a comentarios anonimos serão de imediato eliminados e nem é preciso explicar porquê.