Há áreas em Portugal que já arderam catorze vezes em três décadas

Mais um artigo no Publico que pode ser lido AQUI



.

6 comentários:

Alice Lobo disse...

Olá!

Porque surpreendes te me, pensei que já tinhas essa noção, na perspectiva chilena funciona porque talvez eles não têm meios financeiros para obter os meios aéreos, e sabes que os portugueses são comodistas, e cada vez mais preguiçosos.

Quando as pessoas vão apagar o fogo nas aldeias é com enxadas, com galhos de giesta, fazem na hora os corta-fogos, mas o que acontece as vezes é que estão os bombeiros á espera que o fogo chegue a um determinado ponto (caminho) e as pessoas no presente dizem assim " se os bombeiros não vão nós tb não vamos , ficam todos a olhar até ao "ponto" enquanto que as pessoas no passado (e ainda bem que existe algumas dessas pessoas em muitas aldeias que impulsionam os mais jovens) nem esperavam pelos bombeiros.

Hoje os meios aéreos trouzeram mais comodismo ás populações..

DuK disse...

Olá Alice!

Estás a cometer um erro, estás a comentar uma opinião que não dei, limitei-me a fazer uma chamada de atenção de um excerto de uma entrevista. Eu não percebo de fogos, muito menos de meios aereos e bombeiros. Mas percebo que os meios aereos Portugueses servem para varias coisas e nenhuma delas é para apagar fogos! Ou alias, ate servem, mas não da maneira que se faz cá... há uns anos em França, houve um grande incêndio durante varios dias e as imagens que nos chegavam coincidiam sempre numa coisa, sempre que um meio aereo pesado "atacava" o fogo era seguido (literalmente) por mais dois que quase em simultâneo faziam a descarga. Talvez a primeira não chegasse a tocar o solo, a segunda já chegava e a terceira apagava (quanto mais n fosse provisoriamente). Talvez isto seja um exemplo de como os meios aereos podem funcionar desde que sejam utilizados de uma forma séria.

No que diz respeito aos Chilenos, a opção deles (pelo q percebi na entrevista e pelo que depois tentei ler sobre o assunto) não diz respeito aos meios economicos mas sim à eficacia no combate propriamente dito, ou seja, não tem meios aereos porque não querem , nao porque nao podem.

Alice Lobo disse...

Desculpa pelo erro :).

Nao sei se é bem isso os chilenos " nao querem" .

Em algumas zonas sabemos que é perfeitamente impossivel os bombeiros terem acessos.

DuK disse...

Olá Alice,

Talvez seja por opção ou não mas são contextos diferentes, geografias diferentes, metereologias diferentes... por ai!

Mas o que me preocupa realmente agora não é o que devia ter sido feito mas sim o caminho a seguir e isso ainda não vi/li nada.

Wilderness no seu expoente maximo!

Alice Lobo disse...

nao sei se alguma vez vais ver, mas a esperança ultima a morrer... não é isso que se diz ?! :)

DuK disse...

É, e como não nos podemos "agarrar" a mais nada nesta altura, so nos resta aguardar que a Natureza continue a fazer o seu trabalho.