A "festa" brava




Apesar de ser um assunto off topic deste blog, não posso deixar de dizer alguma coisa sobre isso.

Como sabem, existem actualmente duas petições sobre este assunto, uma a favor e outra contra. Curiosamente têm andado a ombrear quase em photo finish desde o incio. A minha opinião, até para não haver duvidas, é de que, obviamente, a "festa" brava em nada fica a dever aos espectaculos deploraveis da Roma antiga, é pura e simplesmente uma vergonha!

Sem me alongar mais, até porque entendo não ser necessário, basta ter olhos na cara e meio neuronio para perceber que se trata de uma imbecilidade sustentada por uma tradição adoptada e que até os seus reais criadores já a andam a abolir, vou transcrever algumas justificações mencionadas na dita petição em favor da "festa" brava:

* A identidade de um povo, faz-se pelos seus costumes, pelas suas tradições.
* Sem a Festa Brava os toiros já estariam extintos ou em vias de extinção...
* Como cidadão e Vereador da Cultura da Câmara Vila Nova da Barquinha tenho que estar nesta luta.
* Arte Cultura e Tradição
* Gosto de animais e a Festa Brava não tem nada de negativo para eles. Admito até que deveria ser autorizada a morte na praça.
* Encontro-me na suiça mas não deixo de ser português e sobretudo aficionado.. A morte das touradas é morte da Cultura Portuguesa.
* São de iniciativas destas que os toiros precisam. Força!
* VIVA A FESTA BRAVA QUE TANTO ABRILHANTA O NOSSO PAÍS....
* Vamos ter de, também, dar um exemplo á Catalunha...
* Não quero acreditar que , meia dúzia de pessoas me queiram PROIBIR de ver tão nobre arte.


Isto são só alguns exemplos dos comentarios e foram copiados de forma aleatória. Se, como eu, sentiu vomitos ao ler estas afirmações, pf assine!


http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=010BASTA

PS: Arte, Cultura,  LoooooooL




.

Trilhos Seculares - Serra da Peneda



O Blogue Carris em conjunto com o MA irá realizar no dia 13 de Novembro uma actividade inserida na temática dos Trilhos Seculares.

Esta actividade terá lugar na Serra da Peneda onde iremos percorrer trilhos seculares que iniciando-se na Bouça dos Homens terminam na Sra. da Peneda, passando pela Corga da Penameda Pequena e pela Chã do Monte antes de baixar à Sra. da Peneda seguindo o trilho homologado.


Esta caminhada tem um número limitado a 10 pessoas e a participação é gratuíta. Quem desejar participar deverá enviar um email indicando o nome e um contacto.

Esta actividade é autorizada pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. A sua realização depende das condições meteorológicas.

No final da caminhada iremos rumar às Caldas do Gerês onde poderemos tomar um banho de água quente e nos preparar para o Magustinho / 2010. O convívio do Magustinho está aberto a todos e é organizado pelo blog No-Geres3

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Há áreas em Portugal que já arderam catorze vezes em três décadas

Mais um artigo no Publico que pode ser lido AQUI



.

Relatório Provisório n.º 8/2010 (01-Jan a 15-Set)

Relatorio provisorio disponibilizado pela AFN, de 01/01/2010 até 15/09/2010.

Pode ser visto AQUI


"Área ardida nas zonas protegidas subiu 60 por cento face à média registada em Portugal nos últimos cinco anos"

"No único parque nacional do país, o da Peneda-Gerês, ardeu mais de 13 por cento da sua área total, incluindo um quarto da zona de protecção total, a área de maiores valores naturais."

Noticia PUBLICO

.

O país das sete maravilhas ameaçadas

Artigo de opinião de Paula Ferreira no JN.

Não discutindo o conteudo, destaco só um excerto que quanto a mim diz tudo:

"Esta distinção só faz sentido se o seu alcance ultrapassar a mera promoção turística, se der o contributo para a preservação, para que os locais escolhidos pelo voto dos portugueses continuem a merecer a classificação de maravilha natural de Portugal." 

Nem mais!




.

Meios aéreos sem eficácia

Artigo que pode ser lido no Jornal da Madeira e que questiona a verdadeira utilidade dos meios aereos no combate aos incêndios, neste caso em particular na ilha da Madeira.

"Um especialista chileno em fogos florestais, durante um simpósio realizado em Portugal, afirmou que no seu país, considerado um dos mais desenvolvidos nesta área ao nível mundial, referiu que o sucesso da acção dos bombeiros se devia ao combate aos fogos com recurso a pás e enxadas e estranhava que por cá a aposta era nos meios aéreos."



.

Relatório Provisório n.º 7/2010 (01-Jan a 31-Ago)

Já disponivel o relatorio provisorio desde 01/01/2010 até 31/08/2010


Aqui


(é assustador ver no mapa as zonas ardidas)


Talvez seja aqui bem aplicada a frase "uma imagem vale mais do que mil palavras", neste caso são duas imagens... O que terá feito a diferença no PN de Montesinho, já que a area ardida é quase inexistente...?

.

Bombeiros de Fornos de Algodres plantam uma árvore por cada serviço realizado

Os bombeiros de Fornos de Algodres querem plantar mais de quatro mil árvores até ao fim do ano, no âmbito de uma campanha de reflorestação designada "um serviço, uma árvore amiga", disse hoje fonte da direcção.

A iniciativa visa reflorestar áreas ardidas do concelho e sensibilizar a população para a importância da floresta, explicou o presidente da direcção dos bombeiros voluntários de Fornos de Algodres, Álvaro Melo, no distrito da Guarda.


"Por cada serviço efectuado este ano pela corporação de bombeiros (incêndio florestal, transporte de doentes, acidente rodoviário, limpeza de vias, etc.) pretendemos plantar uma árvore em zonas designadas pelas Juntas de Freguesia e pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal", contou o dirigente.


A meta é plantar mais de quatro mil árvores, tendo em conta que em 2009 os voluntários efectuaram um total de 4229 serviços.


Para concretizar a campanha de reflorestação, a associação humanitária de Fornos de Algodres tem como parceiras várias entidades, nomeadamente o Parque Natural da Serra da Estrela, as escolas superiores agrárias de Castelo Branco e de Viseu, o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).


Álvaro Melo acrescentou que a iniciativa que envolverá a população e os alunos das escolas do concelho consistirá na plantação de árvores e arbustos originais da flora portuguesa, para conservação da biodiversidade. Serão plantadas árvores como o carvalho negral, pinheiro, vidoeiro, cerejeira, freixo e sabugueiro.


A Escola Superior Agrária de Castelo Branco já ofereceu 40 azereiros e 20 pinheiros mansos, que serão plantados após a abertura do ano lectivo.


O dirigente admite que a campanha não se esgotará no final do ano, apontando que no concelho há muitas áreas que necessitam de ser reflorestadas e as mais de quatro mil árvores que os bombeiros prevêem plantar "não são suficientes" para cobrir toda a área do Município. "Só este verão arderam 1200 hectares de mato e floresta" em incêndios registados no concelho de Fornos de Algodres, apontou Álvaro Melo.


A acção "um serviço, uma árvore amiga" também visa "sensibilizar a população para que faça alguma coisa pela recuperação das áreas ardidas", concluiu.


in  PUBLICO


Têm de ser sempre os outros a fazer aquilo que é da responsabilidade do estado... Já no PNSE foi assim...


.

Enxurrada em Chaves (Pastoria)

aqui tinha falado dos perigos das enxurradas pós incêndios.

Ontem , mais um exemplo na aldeia da Pastoria em Chaves.

Mais informação pode ser lida no DN.




.

Comunicado FAPAS

Se aqui critiquei o 1º comunicado da FAPAS, não pelo conteudo em si, mas sim por ter colocado todos os habitantes do PNPG no mesmo saco, cabe-me agora evidenciar também o 2º comunicado emitido pelos mesmos.

A diferença mostrada do nº de fogos entre o dia 01/08 e 22/08 entre Portugal e Espanha é por demais evidente!

Acompanho com frequência o blog Ambio, onde este assunto do Suão (vento de leste) foi varias vezes debatido como um dos responsaveis pelos incêndios de Agosto. Na minha ignorância parecem-me logicos os argumentos apresentados. Mas no meu senso comum é-me também dificil aceitar que esse mesmo vento Suão seja responsavel pelas inumeras ignições detectadas na altura, algumas até à noite apesar de também haver justificações cientificas para isso como a autocombustão de material combustivel seco e acumulado. Talvez responsavel pelas condições favoraveis à sua propagação mas dificilmente no seu inicio.

Este mapa apresentado pela FAPAS demonstra que existem mais factores alem dos ventos de leste, ou não fossem os Espanhois os mais afectados pelo Suão. Eu também estou de acordo com a FAPAS quando atribui aos incêndios no PNPG, mão humana. E estou também de acordo que não é o deficiente mental ou o alcoolico que são os mentores, mas sim, apenas executantes.


.

Enxurrada em Seia - PNSE

Ontem foi possivel verificar em Seia no PNSE um dos efeitos imediatos dos incêndios, o perigo das enxurradas. Com a maior parte da flora consumida pelo fogo, não há o factor suporte de terras o que provoca nas encostas verdadeiros rios de lama assim que aparecem as primeiras chuvas.

No caso do PNPG, é de salientar que este problema será concerteza um aspecto a ter em conta, principalmente porque falamos de uma zona com elevados indices pluviométricos ou não fosse apelidada de barreira de condensação.

Relembro que toda a encosta oeste do vale das Caldas do Gerês ardeu, desde a Central Hidroelectrica de Vilarinho das Furnas (inicio da albufeira da Caniçada) até ao Vidoeiro.

A situação na Serra Amarela, nomeadamente as zonas de Germil, Ermida, Louredo e Sobredo, podem também ter problemas semelhantes assim como algumas zonas na Serra do Soajo.

Nas visitas "velatórias" do Sr. Ministro da Agricultura efectuadas ao PNPG e ao PNSE foi visivel uma diferença enorme (que se pode explicar por uma questão de competências, ou não...) nos assuntos focados. No PNPG falou-se de ajudas financeiras a locais consoante as areas de actividade. No PNSE falou-se de reflorestação, recuperação dos solos...

Na questão dos apoios (imperativos como é evidente) deveria / deverá ser acautelada uma situação que já se verificou aquando da atribuição de compensações aos pastores que viam o seu gado atacado por lobos, estes apoios não são uma fonte de rendimento, são uma compensação pelo sustento perdido...

Ainda não foi possivel ouvir da parte do PNPG e ICNB, qualquer comunicado sobre quais as acções a tomar no imediato, tanto preventivas como de recuperação. Apenas relatorios provisorios... a continuar assim, talvez provisório seja o estatuto de Parque Nacional!

Estará o Estado realmente interessado em manter um Parque Nacional?

.