Incendios e comunicação social...



Na nova designação de "epoca" de incendios, ha muitas coisas que me continuam a intrigar...

Durante o almoço soube do incendio em Valdozende, bem junto à barragem da Caniçada (à dois fins de semana atras, estava a arder exactamento na margem oposta) e como sempre foi noticiado que eventualmente seria de origem criminosa (eventualmente?? então o incendio começou com 6! sim 6 focos de ignição ao mesmo tempo, onde está a duvida?) .

Qual será o papel da comunicação social neste assunto? Sabendo nós os poderes ocultos ou não dos directores de informação dos mais variados orgãos, não seria de exigir a esses mesmos orgão alguma descrição nas reportagens que efectuam dos incendios?

Passo a explicar:

Sendo um dos principais motivos dos incendiarios a contemplação da "obra" feita, não seria de exigir que as televisões não passassem imagens explicitas de incendios e area ardida?

Não seria de todo importante um estrategia concertada entre a comunicação social e o Ministerio do Ambiente de forma a "aligeirarem" as noticias sobre incendios, principalmente no que diz respeito a imagens provocando alguma frustação nos incendiarios?

Infelizmente à comunicação social estes incendios são uma benece, pois já ninguem quer sequer ouvir em Freeport´s e Casas Pias, etc... o que implica que os mesmo sejam escalpelizados com emissões em directo e reportagens em que apenas se transmite a desgraça alheia e de pedagógicas não têm nada...

1 comentário:

Alice Lobo disse...

Apesar de ser uma atitude "extremista" controlar os meios de comunicação, penso que certas ocasiões exigem essa atitude. Eu concordo, que os meios de comunicação nem sempre exibem a Noticia com a intenção de informar, mas sim manipular, com a necessidade de tornar essa “industria” rentável sabendo que só por si ela daria sustentabilidade, mas quanto mais se conseguir que um titulo atraia mais vende logo a verdade deixa de ser fulcral mas secundaria pois o negocio vem primeiro.