Incêndios PNPG (IX)

ACTUALIZAÇÃO 20h27



Isto é de certeza um engano ou então é falta de vergonha na cara...

Talvez interesse neste momento continuar a alimentar o pais de que os incendios no PNPG estão extintos ou controlados! Controlada está  informação que nos passam...

SOBREDO (surrateiramente não identificado como PNPG pq não convém, não é?)

17/8 17:16 SOBREDO PONTE DA BARCA VIANA DO CASTELO Dominado Inc. em Mato



17/8 19:16 Incêndio com duas frentes activas.


17/8 19:16 COS - Comandante Operações Socorro: Bombeiro de 3ª do Corpo e Bombeiros de Ponte da Barca.


17/8 19:31 Adjunto do Presidente da Câmara Municipal no local.


17/8 19:51 Incêndio dominado.


Não se sabe como começou, só quando acabou...




ACTUALIZAÇÃO 19h21


É com satisfação que informo que o incêndio na Mata de Cabril já se encontra dominado (mais uma vez chamo a atenção para a diferença entre dominado e extinto).

MATA de CABRIL
18h55 - Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA
Neste momento, no perímetro do PNPG não há nenhum incêndio activo !!!



ACTUALIZAÇÃO 17h38

MATA de CABRIL - 16:40 - Incêndio com uma frente activa
(6 Bombeiros, 14 ESF, 6 viaturas, não há meios aereos no local)




ACTUALIZAÇÃO 16h09


E a Agência Lusa, dá o dito por não dito (à 1 minuto)
"150 ocorrências já registadas hoje , Gerês é situação mais complicada"


ACTUALIZAÇÃO 15h51

Segundo o sitio da protecção civil:

FAFIÃO - 15:42 - Incêndio dominado 
Mata de Cabril - 14h50 - Incêndio com uma frente activa


Neste momento só está activo no perimetro do PNPG o incêndio da Mata de Cabril.
No que me diz respeito este incêndio nao reacendeu hoje, simplesmente nunca foi dominado. Tal situação só se pode dever as pressões efectuadas pelos autarcas, minimizando a importância deste incêndio. Se houvesse meios e o PNPG tivesse alguma (mesmo que pouca) autosuficiência, a historia seria diferente, de certeza.


ACTUALIZAÇÃO 14h44




Incêndio em Cabril foi dominado
Avança a Agência Lusa  (à 38 minutos)


O sitio da Protecção Civil, não só não confirma esta informação como avança as 14h50 que o incêndio continua com as mesma duas frentes verificadas anteriormente.
 Mais uma vez não é claro o que se passa na Mata de Cabril.

Segundo informação do observatorio de superficie do Inst. de Metereologia em Cabril (aldeia) o vento está moderado de Oeste levando a crer que pelo menos uma das frentes segue em direcção à Mata de Palheiros (ainda estará longe, espero eu!).
Segundo informações do Rui, que está no vale do Alto Homem, o mesmo esta repleto de fumo não permitindo ver nada em volta. Esperemos que seja o resultado do rescaldo do incêndio do Soajo que com esta orientação de vento leva o fumo nessa direcção (junto ao fumo que sai da Mata de Cabril, provavelmente)

FAFIÃO - 13h55 - Reactivação (17h58), incêndio com duas frentes activas.


ACTUALIZAÇÃO - 13h40

Na sequência do dito abaixo sobre a Mata de Cabril, pf notar novas informações da Protecção Civil:

CABRIL - 12h55 - Reactivação (11:12), incêndio com uma frente activa
2 Canadair
1 Kamov

Reparem nesta sequência informativa (a negro aspectos importantes)

14/8 17:20 Dois Aviões Bombardeiros Ligeiros espanhóis a actuar no local.
14/8 18:00 Incêndio com duas frentes.
14/8 19:50 Incêndio com duas frentes.
14/8 20:00 Incêndio dominado.
15/8 9:15 Reactivação do incêndio.
15/8 9:20 Incêndio com uma uma frente.
15/8 10:00 Assume o Comandante das Operações de Socorro (COS), o Comandante do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca.
15/8 10:30 Incêndio com uma uma frente.
15/8 10:40 Incêndio dominado.
17/8 11:12 Reactivação, incêndio com uma frente activa.
17/8 11:15 Accionados dois Aviões Bombardeiros Pesados Canadair.
17/8 11:15 Accionado Helicóptero Bombardeiro Pesado Kamov.
17/8 12:10 Incêndio com uma frente activa.
17/8 12:55 Incêndio com uma frente activa.

Alguma vez este incêndio esteve dominado ou extinto?



ACTUALIZAÇÃO - 12h25

Segundo informação do sitio da protecção civil o incêndio de Mezio / Soajo está DOMINADO
(chamo a atenção para não se confundir com extinto)

Fafião - 12:10 - Incêndio com duas frentes activas




ACTUALIZAÇÃO - 12h00

Fotos de varios pontos do PNPG no passados dia 14 e 15/08 no blog PORTUGAL NATURA

Podem ver a Mata de Cabril a 14/08 aqui
e a 15/08 já depois de dado como extinto o incendio aqui
Esclarecedor..., não? A foto de 15/08 foi tirada depois de dado como extinto o incêndio na Mata de Cabril, o que na realidade era / é mentira pois é perfeitamente visivel uma frente de fogo activa, é só aumentar a foto...



ACTUALIZAÇÃO - 10h59

Maioria dos fogos investigados pela PJ não tem mão criminosa - DN

 

Saliento na noticia a seguinte afirmação:  

"Neste momento, a PJ investiga incêndios florestais em Sintra, Belas e Évora, com a colaboração dos bombeiros e autoridades locais."
Sintra e Belas é que são importantes, relembro que em incendios que estão activos à mais de 7 dias o nº de bombeiros não chega aos 250 mas em Belas e para proteger um campo de golf (com o pretexto de haver casas em perigo) o dispositivo de bombeiros colocou em poucos minutos, 313 bombeiros a apagar o fogo que deflagrou no buraco nº4. Se isto não é ridiculo, não sei o que o será?


Relembro as ignições em Lapela, Adrão e Sobredo as 21h45, 21h46 e 21h51 a 10/08

Quem se der ao trabalho de ver a localização destas aldeias dentro do PNPG... de certeza que vai concordar comigo que não são projecções do incêndio que estava activo na altura, o de Vilarinho das Furnas. E seria muita coincidência que estas ignições tenham sido as 3 causadas por pontas de cigarros ou fundos de garrafas de vidro (sim, as pontas de cigarros e os fundos de garrafas de vidro têm relogios agora e andam sincronizados). Tenham vergonha, parem de atirar areia para os olhos das pessoas, para dizerem isto mais valia estarem calados! No dia que quiserem investigar o que se passou realmente no PNPG, basta levantar o rabo da secretaria e passar lá 2/3 dias e já vêm com novidades.


MEZIO / SOAJO - 10h25 - Incêndio com várias frentes activas
FAFIÃO - 10h25 - Incêndio com duas frentes activas


ACTUALIZAÇÃO - 09h50

Incêndios: Fogo no Parque Nacional da Peneda Gerês está "em grande parte controlado" - bombeiros - PUBLICO

Restando apenas duas frentes ativas "que não inspiram grandes cuidados" - É por essas e por outras que arde no Soajo à já 7 dias.




ACTUALIZAÇÃO - 09h32

Segundo informação do Rui que se encontra a caminho dos Carris, a coluna de fumo que sai da Mata de Cabril é bem pior do que a captada nesta foto de 14/08. Já o Xavier no blog Carris tinha chamado à atenção para a REAL situação na Mata, contrariando a informação de Bombeiros e Protecção Civil



Mexio / Soajo - 09h00 - Incêndio com várias frentes activas
                          Apos se ter sabido ontem à noite que o fogo no Soajo continua com 6 frentes e que continua a ameaçar aldeias como Mezio, Carralcova, Ermelo e Vilarinho das Quartas. Ficamos também a saber que uma das frentes se aproximava rapidamente da Mata do Ramiscal, reeditando o cenário de 2006 onde aquela mata foi atingida e que nos dias de hoje ainda não recuperou parte da sua flora e principalmente da sua fauna ao contrario das declarações idiotas do Sr. Secretario de Estado do Ambiente. Como estará a situação hoje? Para onde se dirigirão aos frentes sabendo-se que uma estava a caminho da Varzea e Tibo, outra a caminho do Ramiscal... Que aldeias atacará? Onde andarão e o quê que estarão a colocar em perigo as outras 4 frentes?




Fafião - 09h00 - Incêndio com uma frente activa
                          No que diz respeito ao incêndio de Fafião, que caminha surrateiramente para o coração da Serra do Gerês, é significativo mencionar que as 07h20 foram accionados quatro Aviões Bombardeiros Médios o que atesta que a situação está longe se estar controlada.

Destaco duas declarações dos responsaveis da CM dos Arcos de Valdevez (Presidente da CM e Vereador da Protecção Civil). O primeiro inicialmente iliba o PNPG e sua direcção justificando a falta de dinheiro e meios para o director do PNPG fazer o seu serviço, acusando (e bem) o ICNB por essa lacuna. Dias depois pede a demissão do director do PNPG esquecendo tudo o que tinha dito antes. Mas um que se está a render ao lobby...
O outro, ontem descreve uma situação de fogo posto, revelando que 4!! individuos estavam a atear fogos nas costas dos bombeiros evitando assim a preogressão do combate às chamas.

Eu só pergunto, mas alguém acredita que quando se juntam 4!! individuos a atear um fogo se se pode falar em incendiários / piromaniacos ou se se deve falar de individuos claramente incumbidos de dificultar o combate às chamas, mandatados por outros que na sombra orquestram estas acções com o claro intuito de fazer desaparecer o principal motivo da existência do PNPG para depois levaram avante as suas intenções?



.

7 comentários:

Alice Lobo disse...

"Para:Assembleia da República
Exmo Senhor
Presidente da Assembleia da República
Lisboa

Excelência

Com perto de 40 anos de sofrimento e de privações, marcados por práticas administrativas e políticas que ameaçam o seu valioso património natural, histórico e cultural, é chegado o momento de as populações da Peneda-Gerês exercerem o seu direito de petição para que a Assembleia da República aprecie, adopte e proponha as medidas necessárias à salvaguarda de direitos constitucionalmente consagrados e da legalidade da acção do ICNB nas propriedades privadas, quer sejam de natureza individual, compropriedade ou comunitária (baldios e aforamentos) e na ingerência nas demais liberdades das pessoas que vivem dentro do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
Tendo nós consciência que a acção do ICNB tem sido prejudicial para o território e para as populações locais e considerando:
- que o Estado apenas possui uma pequena parcela de terreno nesta área protegida (menos de 7,5%), sendo todo o restante privado pleno, propriedades adquiridas por aforamento ou baldio;
- que a criação do PNPG em 1971 se fundou em falsos pressupostos, nomeadamente de a maior parte do território ser propriedade do Estado ou estar sujeito ao regime florestal;
- ser falsa a ideia de território selvagem (wilderness) com que hoje se quer fundamentar a certificação internacional;
- a falta de resposta às centenas de reclamações e sugestões apresentadas no processo de discussão pública do Plano de Ordenamento;
- a falta de resposta à petição subscrita por 2553 pessoas e apresentada à Senhora Ministra do Ambiente no dia 23 de Janeiro de 2010, através do Governo Civil de Braga;
- a falta de resposta do Governo Civil de Braga ao simples pedido de informação sobre o registo do correio que remeteu a petição ao Ministério do Ambiente, pedido este apresentado no dia 23 de Abril de 2010 e repetido no dia 22 de Maio último;
- a falta de sensibilidade na criação e na aplicação de taxas pelas actividades desenvolvidas pelas populações locais na sua vida quotidiana;
- a falta de sensibilidade e o abuso pela cobrança de taxas a terceiros por actividades desenvolvidas em terrenos privados, nomeadamente nos comunitários (baldios e aforados);
- a ameaça aos direitos reais de propriedade, restrições e condicionalismos previstos na proposta de Plano de Ordenamento apresentado;
- a ameaça aos direitos, usos e costumes consagrados desde tempos imemoriais;
- que todos os actores do território sabem que não é sustentável uma área protegida sem a participação das populações locais e do seu consentimento na gestão das suas propriedades privadas e nas comunitárias;
- ser necessário um plano de ordenamento que valorize o território e as populações locais; e
- ser necessário reformular os vectores do desenvolvimento socioeconómico do território:

Alice Lobo disse...

Pedimos à Assembleia da República que tome, adopte ou proponha as medidas necessárias, de modo a que as populações locais da Peneda-Gerês vejam respeitados, nos procedimentos da Administração e particularmente no novo Plano de Ordenamento do PNPG, os seus direitos e legítimas expectativas relativos:

- à propriedade privada plena;
- à gestão dos baldios;
- às vezeiras;
- aos usos e costumes;
- ao bem-estar e ao desenvolvimento socio-económico;
- ao aproveitamento e valorização dos recursos naturais;
- ao progresso e estabelecimento de novas actividades, baseadas nos novos conhecimentos técnicos e científicos que as tornam ambientalmente compatíveis, economicamente sustentáveis e promotoras de equilíbrios fundamentais entre a conservação da natureza, a promoção da biodiversidade e a valorização humana, a começar pela sua presença e permanência em condições condignas."


Esta foi a petição que a comissão de moradores do parque mas inicialmente os de Soajo iniciaram para recolha de assinaturas, com o objectivo de fazer chegar ao Parlamento o plano de ordenamento do parque.
Concordo com algumas exigências, MAS NAO CONCORDO COM TODAS, entretanto os habitantes tem que se mentalizar que nao é atear fogo que resolvem os seus problemas com o director do parque nacional. Assim como o director do parque tem que ser mais susceptível ás sugestões dos habitantes, e nao um tipo moderno de urbano-cêntrico, que olha para a paisagem como um imenso parque de diversões ou que apenas olha para as características biológicas da paisagem, como se o homem rural que a habita fosse um estorvo. Desta forma de coordenação, daqui há uns anos nem habitantes, nem paisagem, nem animais vão existir no Parque Nacional da Peneda Gerês.

DuK disse...

"entretanto os habitantes tem que se mentalizar que nao é atear fogo que resolvem os seus problemas com o director do parque nacional. Assim como o director do parque tem que ser mais susceptível ás sugestões dos habitantes, e nao um tipo moderno de urbano-cêntrico, que olha para a paisagem como um imenso parque de diversões ou que apenas olha para as características biológicas da paisagem, como se o homem rural que a habita fosse um estorvo. Desta forma de coordenação, daqui há uns anos nem habitantes, nem paisagem, nem animais vão existir no Parque Nacional da Peneda Gerês."

Perfeita declaração / opinião! Não acrescentaria uma virgula!

DuK disse...

Deixa-me salientar so uma parte:

"entretanto os habitantes tem que se mentalizar que nao é atear fogo que resolvem os seus problemas com o director do parque nacional"

E os instigadores? os que atiçam as gentes e se movem na sombra? que reais intenções tem essa gente? não serão esses um dos verdadeiros entraves a conservação de gentes e tradições em comunhão com o patrimonio natural? E essa gente move-se em pról das gentes ou em beneficio próprio tentado alcançar uma reforma confortavel num qualquer cargo politico?

Isso só os VERDADEIROS habitantes do PNPG podem responder. Digo verdadeiros porque há muita gente (felizmente) que há parte das politiquices quer apenas um PNPG que preserve a natureza e que lhes permita o convivio secular com a serra que sempre tiveram (a verdadeira convivência, não o que se apregoa por aí)

Alice Lobo disse...

Vou contar te uma pequena história ( até porque agora nao tenho mt tempo para te responder sobre os "instigadores")que acontecia e aind acontece todos os anos em Sobredo, nessa localidade existe uma brigada de sapadores e qd iniciou tentaram contratar uma pessoa de cada lugar mas nao contrataram ninguem de Sobredo,algumas pessoas ficaram muito chateadas, então todos os anos um homem ateava fogo em Sobredo só para os "sapadores terem trabalho" é claro que o fogo era e é rapidamente extinto, mas este ano existe muitos fogo circundantes e a situação nao é a mesma, entretanto esse homem foi identificado, ma sexiste outros com a mesma mentalidade nesse lugar, mas todos os anos esse é unico Lugar que ainda acontece isso. Outro dia eles estavam aflitos, mas por um lado é para eles ( alguns habitantes) aprenderem a nao brincar com o fogo.

DuK disse...

Essa historia não acontece só em Sobredo, mais a este do PNPG há também algumas aldeias que resolviam diferenças entre si e com o PN atraves de fogos e dinamitando pontes... mas isso também deves saber. É preciso é não meter tudo no mesmo saco... Bem haja quem sente a terra e só quer o bem da mesma que consequentemente é o bem dos habitantes. No dia que essas serras estiverem em paz, de certeza que os habitantes também estarão.

Obrigado Alice por mais uma vez comentares aqui e mais uma vez falares abertamente dos problemas, não fazendo o que muitos fazem, um silencio morbido de quem espera o fim!

DuK disse...

Mas aguardo ansiosamente o que não tens tempo de contar agora ;)

(monteacima@gmail.com)