Incêndios PNPG (VI)

Não há nada como vermos a coisas com os nossos próprios olhos e não através dos olhos dos outros.

E foi isso que fiz, fui ver...



Antes das fotos (poucas), devo apenas dizer que quem conhecia o PNPG já não conhece! Isto porque onde outrora os nossos olhos relaxavam num manto verde de sensações frescas, agora arregalam perante um cenário árido, quente e sobretudo, preto!

Das Caldas até à Calcedonia, passando pela barragem de Vilarinho até Brufe, Germil, Soajo, Cabril... tudo preto! As manchas verdes são agora a mais rara e fugidia virtude do PNPG!

Toda a zona da (ex) Amarela virada à albufeira, até Brufe e Germil o cenário é quase pós nuclear, preto, preto, preto e mais preto... Ao longe as enormes colunas de fumo a sair do Mezio e do Soajo e depois outra coluna de fumo tão ou mais espessa a sair da Mata de Cabril.

Antes ainda, na zona do Vidoeiro (toda a encosta Oeste está queimada) o fumo continuava a sair por entre as árvores já queimadas e onde apenas a largura da estrada tinha, na noite anterior, separado o fogo das casas. Este fumo, de incêndio apagado mas com promessas de reacender, espalha-se por toda a área criando uma visão quase surreal.

Todo o espaço compreendido entre essa encosta e a Calcedonia, é um mar de desolação, conta-se pelos dedos as poucas árvores que resistiram à violência das chamas.

Em Germil a mesma coisa, preto e fumo, preto e fumo. A única diferença é que não havia nas imediações, Bombeiros, GIPS, "canarinhos", ESF, etc. Populares agrupados vigiavam as encostas munidos apenas do pouco que a natureza lhes pode dar nestas alturas, ramos...

Chegados a Entre Ambos os Rios, as colunas de fumo do Soajo e Mezio preenchiam o ceu, a do Soajo era qualquer coisa de assustador, enorme, de fumo preto e com labaredas visiveis a km´s, preenchiam a sua base.

Paragem seguinte: onde desse para ver alguma coisa da Mata de Cabril... só possivel no viaduto sobre o Rio Cabril já junto à fronteira. O fumo era tão ou mais assustador que no Soajo, só diferente na cor, menos preto mas sempre com as labaredas visiveis no pouco que se conseguia "espreitar".

Demos a volta por Lobios e por volta das 20h30 /21h (não sei precisar) ao chegar à Portela do Homem, chegamos a fala com um dos GIPS que lá se encontrava. Perguntamos como estava a Mata de Cabril ao que nos respondeu que já estava dominado, mas rapidamente completou com um "por hoje".

Abaixo vou deixar algumas fotos de forma alguma suficientes para dar uma noção de como as Serras da Amarela e Soajo estão tristes e cabisbaixas...



Zona Vidoeiro
Zona Calcedonia
Zona Vilarinho
Zona Brufe
Zona Brufe II
Zona Germil (depois de)
Zona Soajo

Zona Mata do Cabril


Mais informação e fotos no blog CARRIS 



.

Sem comentários: