Declarações interessantes do dirigente da QUERCUS, João Branco à TSF ...
Destaco a seguinte informação: "Esta mata terá cerca de três mil hectares e pelas informações que tenho já arderam cerca de 1500 e até há relativamente pouco tempo não havia ninguém a combater este incêndio"
...no dia em que o director do PNPG vai já preparando o anuncio do inevitável com declarações "timidas" à Agência Lusa
Neste momento a protecção civil informa (ou não) que a "vigiar" a Mata de Cabril estão 5 bombeiros, 14 elementos da equipa de sapadores florestais e 4 veiculos.
A ultima actualização ocorreu as 14h39 e dava conta que o incêndio estava dominado e que se encontrava sob vigilância.
Pequena mas interessante reflexão do Rui no blog CARRIS a ler com atenção
Eu pactuo do mesmo sentimento, cumpre-se as regras, evita-se percorrer algumas zonas do PNPG em nome da preservação dos habitats mais raros e depois...
(este sentimento não é de forma alguma uma apologia ao não cumprimento das regras, sou e continuarei a ser defensor das devidas autorizações no PNPG para se caminhar fora de trilhos previamente marcados)
ACTUALIZAÇÃO 15h25
MATA de CABRIL - 14h39 - Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA
(nunca, nesta fase, um incêndio dominado esteve tanto tempo no sitio da protecção civil)
"Cinco dias de incêndios terão consumido mais de metade da Mata do Cabril"
PUBLICO
Era interessante perceber a que horas e se ontem ou hoje foram proferidas estas declarações.
Eu pessoalmente continuo a ser da opinião (que vale, o que vale) de que este incêndio não está dominado e que continua activo.
***************
Director do PNPG admite que metade da Mata de Cabril terá ardido - Noticia RTP
Pois parece que se metade está ardida, a outra metade estará ainda a arder, não haverá outra justificação para terem sido accionados os meios aereos mencionados abaixo...
ACTUALIZAÇÃO 12h22
Pois parece que se metade está ardida, a outra metade estará ainda a arder, não haverá outra justificação para terem sido accionados os meios aereos mencionados abaixo...
ACTUALIZAÇÃO 12h22
Mata de Cabril
11:25 1 Helicóptero Bombardeiro Ligeiro Espanhol a actuar no local.
11:35 Accionados 2 Helicópteros Bombardeiros Pesados KAMOV
11:39 Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA
11:39 Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA
O que se passará na Mata de Cabril? Reacendeu? Os meios aereos estarão a fazer um rescaldo a sério? Alguma vez esteve extinto ou controlado? Já estará em Espanha?
*******************
O estatuto continua o mesmo agora com actualização as 09h55
MATA de CABRIL - 18h55 - Incêndio dominado. EM VIGILÂNCIA
Não há neste momento fogos activos no PNPG segundo a informação do sitio da protecção Civil.
O incêndio da Mata de Cabril, continua no sitio referido, com a informação acima descrita o que significa que apesar de dominado e eventualmente extinto, o perigo de reacendimento (pouco, creio, devido as alterações metereologicas, mais favoráveis) ainda existe e como tal o incêndio encontra-se sob vigilância.
.
11 comentários:
segundo um sr.carlos no blog carris diz
“Quanto aos habitantes do Parque Nacional, regem-se sem dúvida pelo apelo aos lucros que o Verão lhes traz, mas se os verões forem todos como este, terão de deixar, para além da agropastorícia, o turismo também.” Acha que 114 aldeias e 11 mil habitantes vivem do turismo de 3 meses de verão, deve pensar que porque vai lá uma vez por ano e compra uma coca- cola e uma garrafa de agua, os habitantes do parque não precisam de trabalhar durante o ano inteiro, e se esta a referir se a turismo rural talvez ajudem meia dúzia de famílias, o FAPAS escreveu muito bem
"Para quando uma adequada política de reflorestação?" mas esqueceu-se que uma foral demora 2 anos a formalizar uma candidatura e quando formalizada, ups ja nao existem mais verbas , Para quando acabar com a ideia de "deixa arder que é só mato"? tb tem razão, mas ele esqueceu-se que o fogo iniciou-se em vilarinho das furnas e enquanto todos os meios estavam virados para a serra do gerês esqueceram -se da parte de trás do fogo que ia em direcção á serra amarela, mas esse fogo foi esquecido desde o inicio e ja o referir aqui, claro que esse esquecimento foi culpa e má educação dos 11 mil habitantes . "Para quando o fim dos fogos para criar pastagens para o gado? " esses fogos são realizados durante o inverno."Para quando uma adequada política de prevenção de fogos? essa parte a FAPAS tem que continuarcom os jantares e almoçoes como o director do parque para alcançar os seus objectivos e claro realçar a sua formação por este andar menos educção "Para quando a educação dos habitantes dos parques, mostrando que estão a matar o seu próprio desenvolvimento?
Os habitantes são muito bem educados, o problema é que para a FAPAS o Parque é uma "diversão" e os habitantes um estorvo. E com estas declaração nao ajudou nada, mesmo nada. A prevenção é o ponto fulcral, assim como a existencia de corta-matos em pontos estrategicos na serra e nao fazer os corta-matos quando existe incêndios.
Pois não ajudou, por isso eu não dei visibilidade a esse comunicado no blog, achei-o escrito "a quente" e sem o minimo respeito pela contexto social e historico do PNPG e pré-PNPG.
É um comunicado extremista e por causa dos extremismos é que estamos a ter esta conversa...
Alice, sabes alguma coisa da Mata de Cabril, sabes se ainda arde?
humm se bem me lembro chamas te me extremista :) ... ,hoje não se vê fumo, mas a mata de cabril ardeu por falta de coordenação e meios, hoje começou arder a mata de albergaria, pelo que ouvi dizer :(
Olá Alice,
Não apanhes a mania de terminar comentários de modo enigmático e explica lá esse rumor de que a Mata de Albergaria poderia estar a arder!?
olá !
Espero que seja mesmo um rumor, mas pode tar acontecer ja que a zona que ardeu da mata de cabril é onde inicia a mata de albergaria, talvez tenha reacendido neste momento nao tenho a certeza..
Sim, de facto a «união» entre as duas matas é a Mata de Palheiros. A Mata do Cabril inicia-se na confluência do Regato da Sardeira, seguindo depois pela linha de festo na margem Lindoso-Louriça, contornando a zona do posto retransmissor do Muro em direcção ao limite concelhio, inflectindo depois para Este descendo o Ribeiro do Altar até ao Rio Homem. Segue pela margem direita para montante até à ponte romana de S. Miguel e desta até à fronteira contornando-a até ao Rio dos Madornos, afluente do Rio Cabril, ligando por este ao ponto inicial.
Se tiveres mais informações, vai dando!
A certeza que eu tenho é que há 1 semana estava mesmo á "porta da mata de albergaria" mas isso nao foi comunicado.
Pois, a tal situação de esconder a informação tornando assim a ocorrência «menos grave». Talvez um visonamento desde a Geira Romana possa ajudar a esclarecer a questão.
olha mas com tantas cordenadas nao te percas é mesmo só a mata da albergaria... era uma brincadeira:)
Ah! Brincalhona!!! Não, não me perco e um dia hei-de lá ir ver o que sobrou...
Sobrou?
Enviar um comentário